Museu dos Coches | Lisboa
Gosto de aproveitar todas as minhas visitas à capital – já que estou tão longe (400 km) e elas são sempre tão raras – para incluir no programa pela menos uma visitar cultural. O plano da vez era passar uma manhã no Museu dos Coches.
Acho que em pequena tinha lá estado uma vez, mas a verdade é que nem me lembro, e desde a construção do novo edifício, em Belém, que andava para colocar o Museu na minha lista.
Se bem se lembram o edifício esteve (ainda está?) envolto em toda uma polémica porque há sempre quem ame e que detesta, e desta vez a voz de quem detesta fez-se ouvir e bem. Foi por lá que começamos a visita e a verdade é que não achei nada de especial. Horrível também não será o termo certo, mas não achei grande piada, não se destaca, não se enquadra, não emociona, não nada. É mesmo daqueles que sentes que nem aquece nem arrefece. Não compreendi a razão de tanta polémica.
Por dentro, sem dúvida que a coleção de coches ganha outro destaque, pelas dimensões do espaço e principalmente pela cor. As paredes claras, sem foco de distração, dão todo o protagonismo a quem dele precisa e essa diferença nota-se bem. No final desta visita, passamos também pelo edifício antigo e pela exposição que lá permanece e aí quase nem se veem os coches, já que o olhar só foge para as pinturas e trabalhados das paredes e dos tetos.
A coleção propriamente dita começa com o coche real de um dos nossos Filipes, não me lembro qual, e vai atravessando vários reinados, reis, príncipes, rainhas, fidalgos e emissários papais até ao início do séc. XX. Nas décadas finais aparecem os primeiros carros em moldes “transportes públicos colectivos”, como a malaposta que fazia a ligação entre Lisboa e o Porto numas míseras 35 horas. Que é mais ou menos como quem vai à Austrália.
Planeia a tua viagem!
Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!- Faz as tuas reservas de alojamento em Booking.com
- Faz as tuas reservas de automóveis em DiscoverCars
- Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
- Faz o teu Seguro de Viagem antes de partir, oferecemos 5% de deconto através da IATI Seguros
Qualquer dúvida, manda-me um e-mail e posso ajudar no que precisares.
*Esta publicação contém links afiliados
Agnes
July 26, 2017 at 6:46 pmAhah, puseste mesmo a última foto no blog 😛
Isto está catita, só é um bocadinho chato estar sempre a mostrar o teu facebook quando se navega no blog (por exemplo, podia ser só quando se entra primeiro no blog) mas também não é assim naaaaaada de muito grave. Beijinhos e boa sorte! Quando fores uma blog famosa de cachê milionário não te esqueças de mim, eu sou uma óptima assistente de viagens 😉
sempreentreviagens
July 27, 2017 at 12:20 pmEstás contratada, mas se calhar é melhor esperares com uma cadeira por perto. Cheira-me que isto vai ser só para dar despesa.
Vou rever isso do facebook, tens razão, o meu objetivo é que isso aparecesse só na página inicial e a quem ainda não fez like. Obrigada pelas dicas 🙂
Marta Moura
July 27, 2017 at 8:52 amAcho que nunca lá fui!
sempreentreviagens
July 27, 2017 at 12:21 pmÉ um bom plano! Que pode sempre terminar nos pastéis de Belém 🙂
Weekend Vlog | Lisboa - Sempre Entre Viagens
August 10, 2017 at 12:33 pm[…] Museu dos Coches em Belém […]