Museu dos Coches | Lisboa

Gosto de aproveitar todas as minhas visitas à capital – já que estou tão longe (400 km) e elas são sempre tão raras – para incluir no programa pela menos uma visitar cultural.  O plano da vez era passar uma manhã no Museu dos Coches.

Acho que em pequena tinha lá estado uma vez, mas a verdade é que nem me lembro, e desde a construção do novo edifício, em Belém, que andava para colocar o Museu na minha lista.

Se bem se lembram o edifício esteve (ainda está?) envolto em toda uma polémica porque há sempre quem ame e que detesta, e desta vez a voz de quem detesta fez-se ouvir e bem. Foi por lá que começamos a visita e a verdade é que não achei nada de especial. Horrível também não será o termo certo, mas não achei grande piada, não se destaca, não se enquadra, não emociona, não nada. É mesmo daqueles que sentes que nem aquece nem arrefece. Não compreendi a razão de tanta polémica.

Por dentro, sem dúvida que a coleção de coches ganha outro destaque, pelas dimensões do espaço e principalmente pela cor. As paredes claras, sem foco de distração, dão todo o protagonismo a quem dele precisa e essa diferença nota-se bem. No final desta visita, passamos também pelo edifício antigo e pela exposição que lá permanece e aí quase nem se veem os coches, já que o olhar só foge para as pinturas e trabalhados das paredes e dos tetos.

A coleção propriamente dita começa com o coche real de um dos nossos Filipes, não me lembro qual, e vai atravessando vários reinados, reis, príncipes, rainhas, fidalgos e emissários papais até ao início do séc. XX. Nas décadas finais aparecem os primeiros carros em moldes “transportes públicos colectivos”, como a malaposta que fazia a ligação entre Lisboa e o Porto numas míseras 35 horas. Que é mais ou menos como quem vai à Austrália.

Museu dos Coches, Lisboa, Belém, Portugal Museu dos Coches, Lisboa, Belém, Portugal, malaposta Museu dos Coches, Lisboa, Belém, Portugal Museu dos Coches, Lisboa, Belém, PortugalMuseu dos Coches, Lisboa, Belém, Portugal Museu dos Coches, Lisboa, Belém, Portugal Museu dos Coches, Lisboa, Belém, Portugal Museu dos Coches, Lisboa, Belém, Portugal Museu dos Coches, Lisboa, Belém, Portugal Museu dos Coches, Lisboa, Belém, Portugal Museu dos Coches, Lisboa, Belém, Portugal Museu dos Coches, Lisboa, Belém, Portugal Museu dos Coches, Lisboa, Belém, Portugal Museu dos Coches, Lisboa, Belém, Portugal

Museu dos Coches, Lisboa, Belém, Portugal

Planeia a tua viagem!

Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!

  • Reservas de alojamento em Booking.com
  • Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide

Qualquer dúvida, manda-me um mail e posso ajudar no que precisares.

*Esta publicação contém links afiliados

5 Comments

  1. Agnes

    July 26, 2017 at 6:46 pm

    Ahah, puseste mesmo a última foto no blog 😛
    Isto está catita, só é um bocadinho chato estar sempre a mostrar o teu facebook quando se navega no blog (por exemplo, podia ser só quando se entra primeiro no blog) mas também não é assim naaaaaada de muito grave. Beijinhos e boa sorte! Quando fores uma blog famosa de cachê milionário não te esqueças de mim, eu sou uma óptima assistente de viagens 😉

    1. sempreentreviagens

      July 27, 2017 at 12:20 pm

      Estás contratada, mas se calhar é melhor esperares com uma cadeira por perto. Cheira-me que isto vai ser só para dar despesa.
      Vou rever isso do facebook, tens razão, o meu objetivo é que isso aparecesse só na página inicial e a quem ainda não fez like. Obrigada pelas dicas 🙂

    1. sempreentreviagens

      July 27, 2017 at 12:21 pm

      É um bom plano! Que pode sempre terminar nos pastéis de Belém 🙂

Leave a Reply

Planeia a tua viagem! Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo. São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada! - Reservas de alojamento em Booking.com - Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide Qualquer dúvida, manda-me um mail e posso ajudar no que precisares.