Oxford | 1 dia a partir de Londres

Já aqui há uns tempos tinha feito um post em que sugeria uma série de passeios que poderiam ser feito num dia a partir de Londres, e Oxford – apesar de ainda não conhecer – estava nas minhas sugestões. Para vos provar que só dou bons conselhos, na primeira oportunidade que tive, rumei até à cidade universitária, e hoje conto-vos tudo sobre a viagem.

São duas as estações principais em Londres onde podem apanhar o comboio até Oxford, não muito longe uma da outra – Paddington e Marylebone. Cerca de 1 hora depois podem estar a chegar à cidade, conforme o horário escolhido, há várias opções por hora, e a preços regulares – há promoções – um bilhete de ida/volta fica a cerca de 25 libras.
Em Oxford só precisam das pernas, porque fica tudo bem perto no centro e a estação a uma curta caminhada. Se precisarem de deixar a mala, fiquem a saber que não há lockers na estação, mas que a uns 300 m – na rua que dá acesso ao centro da cidade – há um hostel (Backpackers Hostel) que por 4 libras por guarda a bagagem durante um dia. Deixei lá a minha pobre malinha e estava à minha espera no regresso.

Marylebone Train Station

Como o tempo disponível era pouco eu fui de manhã cedo e voltei depois de almoço, mas a minha sugestão é que passem um dia maior. O roteiro que sugiro é o mesmo que eu fiz mas aproveitando o tempo extra para entrar em algumas das atrações da cidade, nomeadamente em algum dos colleges.

O que não podem mesmo perder em Oxford:

  • Fazer uma ronda pelos colleges mais conhecidos a da cidade e visitar algum deles. A grande maioria não requer compra antecipada de bilhete, podem ir chegando e entrando, mas alguns locais mais famosos, como o dinning hall – que serviu de inspiração aos cenários do Harry Poter – do Christ Church College, recomendam um planeamento com alguma antecedência.
    Christ Church College
    Trinity College
    New College

    Magdalen College
  • Passear no centro da cidade. Com tempo e com calma, a arquitetura da cidade é super tradicional, podem subir à torre de Carlfax ou da igreja de St. Marys (que tem no rés-do-chão uma cafeteria com óptimos scones) e passar pelo edifício mais icónico da cidade, a biblioteca Radcliffe , cujo acesso apenas é permitido aos estudantes de Oxford.
     
  • Passear junto ao Tamisa. Com barquinhos para remar pelos canais, zona para jogging e caminhadas, campos para fazer um pic-nic e a cidade ao fundo. Estava um bocadinho fresco no dia que andei por lá, mas cheira-me que no Verão deve ser um mar de ingleses ansiosos pelo Sol.

Podem ler mais aqui sobre:

(+) Outros passeios bate-volta a partir de Londres

(+) Roteiro de 3 dias em Londres

(+) Tudo sobre alojamento, transportes e dicas práticas em Londres

Leave a Reply