De Moscovo a São Petersburgo | Comboio Noturno

Andar de comboio numa viagem à Rússia faz despertar todas as nossas campainhas e claro que o percurso sonhado seria apanhar o transiberiano em Moscovo e só parar quase do outro lado do mundo, em Vladivostok. Infelizmente o feriado prolongado da Páscoa não permitiu uma aventura tão ousada e deu apenas para ficar pela Rússia europeia. Como a viagem foi curta aproveitamos a noite para viajar entre Moscovo e São Petersburgo num comboio com vagão cama. Nada temam, hoje conto-vos como podem também fazê-lo.

Dica número 1 (válida não só para viagens de comboio mas para tudo que envolva planeamento, na Rússia) – Tratem do máximo que conseguirem antes de sair de casa e levem bilhetes, horários, informações sobre estações convosco. Porque na hora em que quiserem pedir alguma informação in loco provavelmente o máximo que conseguem é uma resposta… em russo.

Tendo em conta este pequeno detalhe, é possível chegar à estação e comprar bilhetes de comboio? É. Mas não se metam nisso.

Para consultarem horários e fazerem a compra dos bilhetes online aconselho que utilizem esta página da Russian Trains. Foi a que usei, correu tudo muito bem, está em inglês, deram apoio por e-mail e ainda disponibilizam ajuda gratuita com a carta-convite para o visto (não precisei porque o alojamento também forneceu, mas pode ser útil)

(+) Como tirar o visto para a Rússia

Com o bilhete na mão não tem o que enganar.  As grandes estações estão bem organizadas e normalmente têm os letreiros em cirílico traduzidos para os nossos caracteres, é só procurar o painel de informações, e com o número do comboio vão encontrar a linha com facilidade. Sugere-se que cheguem à estação com alguma antecedência porque fazem controle de bagagem.

– Apanhamos o comboio em Moscovo na estação Leningradsky, atenção que a estação de metro que serve a estação de comboio não fica exatamente por baixo e de fácil acesso. É perto, mas vão sair mais ou menos às traseiras da estação de comboios e têm de contornar todo o edifício principal pelo exterior, pelo menos à época em que lá passei (Abril de 2018) já que havia muitas obras. Essa informação não era nada óbvia e perdemos ali uns minutos preciosos –

E o comboio?
É bem porreiro, nada temam. Nós viajamos numa 2ª classe com vagão-cama, quatro lugares por compartimento, há várias outras opções que podem escolher durante a reserva. Perfeitamente igual a outras viagens que já tinha feito do género na Europa um pouco mais a ocidente.
O nosso bilhete incluía lençóis, uma pequena toalha e um kit alimentar com água, rebuçadinho e sanduíche de pequeno-almoço.
Os wc eram assim à espécie de avião, micro espaços mas ok para lavar os dentes e pouco mais. Antes de dormir foi pacífico ir até lá mas de manhã, antes do comboio chegar as filas eram mais que muitas, mais vale assumir que há wc na estação à chegada.
Quanto à qualidade do sono, eu estava tão cansada que dormi  quase 6h que foi um mimo, achei o compartimento demasiado quente tal como todos os outros espaços fechados na Rússia, o desperdício de energia impera. Mas claro que a coisa abana um bocado e faz barulho, não é? Tendo em conta que estão em andamento é ótimo, mas claro que não é a cama lá de casa.

 

Leave a Reply