Parque Biológico de Vinhais | EN103 | #EuFicoEmPortugal

Durante a roadtrip pela EN103 tivemos a oportunidade de pernoitar num dos PODs do Parque Biológico de Vinhais, e ficar a conhecer um pouco do que o Parque tem a oferecer a quem o visita. Uma dica de passeio ou sugestão de alojamento que recomendo, com um mix improvável de atrativos – tranquila e kids friendly.

Em Pleno Parque Natural de Montesinho e no perímetro florestal da serra da Coroa, o Parque Biológico de Vinhais é facilmente acessível a partir da vila de Vinhais (cerca de três quilómetros) e paragem fácil para quem se desloca na EN103 que nós exploravamos.

Este projeto, iniciativa da câmara Municipal de Vinhais, tem três objetivos e áreas de intervenção fundamentais, que apesar de curta, a nossa visita permitiu testemunhar:
•   Interpretação da paisagem da região, nas componentes naturais (flora, fauna e geografia), culturais (história, arqueologia e etnografia) e ainda na vertente da educação ambiental;
•   Conservação da natureza e promoção da biodiversidade;
•   Desenvolvimento do turismo, em especial do ecoturismo, do recreio e lazer da população.

Chegamos ao final da tarde ao Parque, mesmo a tempo de nos instalarmos e fazer uma pequena visita guiada à área. Visitamos a exposição dedicada aos cogumelos (lembrem-me que comprar os da Compal! é mais seguro, ahah), o centro de interpretação do lobo ibérico, o centro de raças bovinas autóctenes (com as famosas vacas mirandesas e barrosã em tamanho real!), chateamos uma águia que não gostou de tantos mirones ao seu redor, cruzámo-nos com dois burros enamorados, alimentamos as cabrinhas e passeamos por entre muitos outros animais da quinta.
É um passeio muito giro para fazer com tempo e principalmente com os mais pequenos. O Tini, dos Salemas, se pudesse ainda andava por lá.

Para além destas visitas guiadas, o parque disponibiliza ainda atividades de:
– Equitação
– Alimentação de animais
– Trilhos e caminhadas
– Passeios de bicicleta

Outra das valências maravilhosas do parque é o alojamento. Há opções de campismo, de bungalows entre T2 e T4 e os fantásticos PODs onde pernoitei. Estes miniquartos de madeira, perfeitamente integrados no ambiente e com vista para a piscina biológica podem levar até 2+1 pessoas, já que possuem uma cama de casal e um pequeno sofá camada – ideal para um casal (mas que comporta também uma criança. Parecem bem pequeninos mas têm tudo o que faz falta, wc privativos, uma pequena cozinha e mesa de refeições. Mas o pequeno patiozinho na frenta da casa onde tomei o pequeno-almoço foi o meu local favorito, acordar assim tem outro encanto.
Mas as fotografias abaixo dão-vos uma pequena ideia do que vos conto.

Podem ver o roteiro completo desta viagem pela EN 103, aqui:

(+) EN 103 | Eco Road Trip | Porto e Norte | #EuFicoEmPortugal

Esta viagem foi realizada a convite do Turismo do Porto e Norte

Planeia a tua viagem!

Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!
- Faz as tuas reservas de alojamento em Booking.com
- Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
- Faz o teu Seguro de Viagem antes de partir, oferecemos 5% de deconto através da IATI Seguros


Qualquer dúvida, manda-me um e-mail e posso ajudar no que precisares.
*Esta publicação contém links afiliados

Leave a Reply