Escapadinha em Ribeira de Pena | Pena Park Hotel

Num dos últimos fins-de-semana prolongados de início de inverno resolvi ir testar o Pena Park Hotel, que já estava na minha mira há muito tempo. Confesso que o que atraiu a minha atenção a primeira vez foi a piscina de borda infinita exterior, com vista para o pinhal – e estando a chover nem deu para me aproximar muito – mas toda a infraestrutura acabou por valer a pena. Como bónus ainda foi possível passear um pouco pela região e comer muito bem. Fica aqui a dica de escapadinha em Ribeira de Pena.

Pena Park Hotel

.Os quartos

Há que confessar que para além da piscina de borda infinita, estes candeeiros suspensos de mesinha de cabeceira e a janela que abre para o pinhal também ganharam um cantinho no meu coração mesmo antes de lá chegar.
O quarto era simples, de decoração moderna mas muito confortável. Espaçoso e agradável, com máquina de café e águas de cortesia. O wc não tinha banheira mas um duche bem espaçoso e o secador (pormenor fundamental) sendo de parede, era bem bom.
O pequeno-almoço servido no quarto – sem custos adicionais graças ao amigo covid – também cumpriu todas as espectativas, sendo que no domingo deu direito a sumo de laranja natural!
Voltava já para esta caminha gigante (1,80m?) com colchão fofíssimo.

.Os serviços do hotel

Mesmo num fim-de-semana chuvoso não falta o que fazer no hotel. A piscina interior dispõe de um jatos de água maravilhosos para as costas e tem aquelas zonas de espreguiçadeiras incorporadas com borbulhas debaixo de água – o meu spot favorito. Para além disso ainda tem um epqueno ginásio bem equipado e uma sala de jacuzzi privada, bem como sauna e banho turco.
Em tempos de pandemia o acesso ao jacuzzi e piscina interior é com hora marcada e infelizmente a sauna e banho turco estão fechados. Tenho de voltar e testar a piscina exterior num dia de sol.

O que visitar a partir do Pena Park Hotel?

. Aventura Pena Park

Eu não testei, mas está aqui a atração mais conhecida da região, para os aventureiros desta vida. Slide, voos pendurados a dezenas de metros de altura, arborismo e todo um rol de atividades radicais para quem gosta de adrenalina a correr nas veias. Não sendo a corajosa do pedaço, também não sou assim tão lingrinhas nestas coisas e até era menina para me aventurar em algumas – diria que me parece um programa ideal para fazer em grupo de amigos.
Mais detalhes sobre os pacotes Aventura aqui.

. Conhecer a cidade de Ribeira de Pena

Em plena pandemia e num dia chuvoso, Ribeira de Pena não pareceu a cidade mais atrativa do mundo. Rendeu um pequeno passeio pelo centro e um almoço tardio. Imagino que o comércio/restauração em pleno e vida na rua, bem como o sol a espreitar possam dar outro encanto ao local, mas destaco uma passagem pela Igreja Matriz do Divino Salvador.

. Conduzir em direção ao Parque Natural do Alvão e conhecer Fisgas de Ermelo

Ribeira de Pena e o Pena Park Hotel ficam a norte do parque Natural do Alvão, mas a viagem não é assim tão longa até lá – uns 30 minutos – e vale a pena o passeio. Pelo caminho têm a hipótese de visitar algumas das aldeias históricas da região – estive em Trancoso -, parar em alguns dos muitos miradouros naturais, ser surpreendido pela fauna local (leia-se gado marrano e muitas cabras!), ou cruzar-se com pequenas quedas de água pelo caminho.
O objetivo final era chegar ao Miradouro das Figas de Ermelo – uma cascata maravilhosa cravada na rocha. Um cenário perfeito que vale bem a viagem.
Na zona há imensos trilhos possíveis para os amantes da natureza. Permitem explorar mais a fundo a região e caminhar até maravilhosas cascatas, onde podem tomar banho durante o Verão. Infelizmente o tempo não permitiu estas aventuras. Fica para uma próxima oportunidade.

. Visitar a Casa do Penedo

Não muito longe, mas já no concelho de Fafe, fica a famosa Casa do Penedo. Conhecida como a Casa Mais Estranha do Mundo, parece ter saído diretamente dos Flintstones até nós. Há já muito tempo que tinha ideia de passar por lá e nunca se tinha propocionado. Foi a oportunidade certa. Apesar do nevoeiro terrível que se abateu na serra, foi engraçada a visita. Imagino que as vistas sejas maravilhosas porque a casa fica mesmo numa das zonas mais elevadas da região – terei que voltar para conferir.
Fica a informação de que neste momento o local é gerido por privados, e a entrada custa 2 Euros – visitas livres ao exterior – ou 5 Euros – visitas guiadas que incluem o interior da casa.

Onde Comer?

. Biclaque

É o restaurante do Pena Park Hotel e valeu a pena ter ficado um dia por lá a jantar um menu quase degustação. De entrada Magret de pato e Traz de Trás (uma mistureba de presunto, cogumetos, espinafres e ovo escalfado de comer e chorar por mais). Carne de novilho maturada – porque rumar a Trás-os-Montes e não atacar um naco de boa carne até parece mal. E um docinho para terminar em beleza. Ambiente sossegado, serviço bom, preço médio mais.

. O Caneiro

A poucos quilómetro de Ribeira de Pena, na aldeia de Arco de Baúlhe, o restaurante O Caneiro é uma boa opção para jantar. A visita vale a pena só para contemplar a garrafeira climatizada que cobre uma das maiores paredes da sala de refeições. Mesmo que não percebam nada de vinhos (o meu caso!) aquilo impõe respeito. Para além disso os pratos mais famosos da casa são as “Batatas da Escola” (salteadas e inesquecíveis) e o Polvo Assado com arroz do mesmo que fica para uma próxima visita.

Espero que a Escapadinha em Ribeira de Pena vos tenha aberto o apetite para sair de casa, ficam outras sugestões de fim-de-semana no norte de Portugal.

(+) Macedo de Cavaleiros

(+) Boticas

(+) Parque Biológico de Vinhais

(+) Ao longo do Rio Lima

(+) Do Minho ao Atlântico

Planeia a tua viagem!

Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!
- Faz as tuas reservas de alojamento em Booking.com
- Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
- Pede já o teu cartão Revolut sem custos, e fica isento de taxas e comissões em pagamentos e levantamentos de dinheiros noutras moedas
- Faz o teu Seguro de Viagem antes de partir, oferecemos 5% de deconto através da IATI Seguros


Qualquer dúvida, manda-me um e-mail e posso ajudar no que precisares.
*Esta publicação contém links afiliados

Leave a Reply