Passeios bate-volta a partir de Beirute | Líbano

O Líbano foi o meu último carimbo novo antes de estalar a pandemia. Aproveitei o fim-de-semana prolongado do Carnaval e passei alguns dias em Beirute. Sendo um país muito pequeno, a melhor opção é ficarem alojados na capital e fazer alguns passeios de dia inteiro a outras regiões do país. Foi isso que optei por fazer, e foi uma ótima solução. Deixo aqui alguns detalhes sobre os tours que fiz na “modalidade” bate-volta a partir de Beirute.

1. Byblos

A cidade de Byblos, ou Jbeil, fica a uma curta viagem para norte a partir de Beirute e é uma pequena amostra da história não só do Líbano mas de toda a região do Mediterrâneo e do Médio Oriente.
Património Mundial da UNESCO, o seu centro histórico e Sítio Arqueológico, conta a história e tem marcas ainda bem presentes de uma das cidades continuadamente habitadas mais antigas da história. Tendo sido base para as civilizações Egípcias, fenícias, assírias, persas, romanas, genovesas, otomanas, entre outras.
A riqueza cultural e arquitetónica é imensa e a sua localização, o porto de mar, e a baía onde se encontra, criam um cenário perfeito.
Para além de visitar o Sítio arqueológico de Byblos, não percam a oportunidade de passear um pouco pelas ruinhas da zona antiga da cidade, parar para um café (hábito enraizado na cultura libanesa) e fazer uma refeição por lá, onde não vai faltar peixe fresco local.
Pode ser um passeio bate-volta a partir d Beirute de apenas meio dia, fica bastante perto da cidade.

2. Trípoli

Adorei visitar a cidade de Trípoli, a segunda maior cidade do Líbano e a de maior influência muçulmana, fica no norte do país, junto à costa. É um bom passeio bate-volta a partir de Beirute para um dia inteiro. O transito na cidade é mais ou menos infernal em algumas zonas próximas ao centro, mas podem conhecer e perder-se pelo souk e pela zona central da cidade a pé. Fugindo à confusão.
Não percam a oportunidade de visitar com calma a Citadela de Raymond de St. Gilles, que vale bem a pena e proporciona umas vistas ótimas para perceber como se “organiza” o centro da cidade. Outro dos pontos de paragem obrigatória na cidade é a Grande Mesquita de Mansouri. Para além disso, eu adoro souks e mercados de ruela, deambulem pelas ruelas para sentir o pulsar da cidade e das suas gentes, Trípoli é uma cidade bem tradicional.
Antes de voltarem a sul, de regresso à capital, não percam também a oportunidade de visitar uma região mais recente da cidade, mesmo junto ao mar. O passeio é muito agradável, o ambiente completamente diferente, mas ainda assim muito genuíno, com imensas famílias locais de passeio.

3. Baalbek

A cidade de Baalbek ficou conhecida durante a Guerra no Líbano, pelos bombardeamento que sofrou por parte das tropas israelitas já que era aqui a base do movimento do Hezbollah. A poucos quilómetros da fronteira com a Síria (que podem ver nas montanhas das fotografias abaixo) a cidade apesar da sua história recente controversa é um ponto de atração turística pela presença do complexo romano património cultural da UNESCO desde 1984, que remonata ao tempo em que a cidade era ainda Heliopolis.
Os Templos de Jupiter e de Baco são duas das maiores ruínas de templos romanos e valem a pena ser explorados.
O complexo é grande e um dos mais bem conservados que já visitei. Podem perder por lá umas horinhas entre colunas e capitéis.
Pelo caminho, para além da paragem para “fotografar a Síria” ainda houve tempo para um almoço de uns bolinhos de massa folhada com cordeiro típicos da região. A viagem a partir da capital não é muito longa, pelo que é possível fazer o passeio bate-volta a partir de beirute em menos de um dia.

Todos os passeios foram contratados através do nosso J Hotel & Spa em Beirute. Pedimos um carro com motorista/guia libanês que nos acompanhou em todas as visitas. Valeu a pena pela liberdade de movimentos e o preço compensava. Deixo aqui o link do hotel para reservas e contactos:

(+) J Hotel & Spa Beirute | Booking.com

(+) O que ver e fazer em Beirute | Líbano

Planeia a tua viagem!

Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!

- Faz as tuas reservas de alojamento em Booking.com
- Faz as tuas reservas de automóveis em DiscoverCars

- Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
- Faz o teu Seguro de Viagem antes de partir, oferecemos 5% de deconto através da IATI Seguros


Qualquer dúvida, manda-me um e-mail e posso ajudar no que precisares.
*Esta publicação contém links afiliados

Leave a Reply