Sete coisas para ver e fazer em Tirana | Albânia
A Albânia foi um dos países do bloco soviético mas fechado do mundo. Enver Hoxha chegou a acusar a União Soviética de ser pouco socialista e aos poucos isolou-se completamente de todos os seus parceiros. Uma visita a Tirana, a capital da Albânia, permite reviver e perceber bem esses tempos. Confesso que estes detalhes da história albanesa só entraram no meu radar já depois da viagem estar marcada, a escolha inicialmente prendeu-se apenas com questões práticas: o país há vários meses que não tinha restrições na fronteira e eu, em Agosto de 2021, estava para tudo menos para me meter em testes e quarentenas só para sair de casa. A escolha não desiludiu. Deixo-vos aqui as minhas sugestões e sete coisas para ver e fazer em Tirana.
1. Visitar o Bunk’Art 1 e 2
Durante a Guerra Fria, a Albânia mandou construir mais de 170 mil bunkers, antevendo a possibilidade de uma guerra nuclear. Estas construções, feitas de betão, aço e ferro, e de formato arredondado, podiam comportar desde 1 ou 2 pessoas até dar ligação a uma extensa rede de túneis e verdadeiras cidades subterrâneas.
Os museus instalados nos Bunk’Art de Tirana (1. nos arredores da cidade e 2. no centro junto à praça central) permitem visitar a rede de túneis e os gabinetes de trabalho e refúgio de Enver Hoxha, perceber melhor a organização do sistema de bunkers e ver algumas exposições que mostram um pouco do que era a vida no período comunista na Albânia. O Bunk’Art 2 é bastante mais “museulógico” (seja lá o que isso for), enquanto que o Bunk’Art 1 reproduz melhor como eram estes refúgios nesses tempos.
– Dica de amigo, levem um casaquinho, que lá em baixo estão cerca de 16 graus –
2. Subir de teleférico até ao Monte Dajti
A estação baixa de acesso ao teleférico que leva até ao Monte Dajti fica bem próximo da entrada do Bunk’Art 1. Não é difícil conjugar as duas visitas. Nós fomos de carro até lá e estacionar nas imediações é simples.
A viagem ida/volta no teleférico custa 6 Euros por pessoa e para nós valeu apenas pela paisagem pelo quer do alto das montanhas, quer dos detalhes dos arredores da cidade que podem ser apreciados pelo caminho. Mas uma vez lá em cima, há restaurantes e hotel disponíveis. Pontos de observação da envolvente e várias atividades disponíveis, mini golf, parque de aventuras, trilhos e escaladas. Um boa opção de day off para miúdos e graúdos.
Podem consultar mais detalhes sobre o Dajti Ekspres aqui.
3. Fazer um free walking tour no centro da cidade
Tivemos muita sorte com o guia que nos tocou neste free walking tour no centro de tirana. É uma atividade que costumo fazer frequentemente e pela minha experiência, vale a pena. Desta vez tocou-nos um jovem albanês com enorme conhecimento da história do país, que nos levou pelas ruas de Tirana enquanto ia contando a história da cidade e do país, dos seus heróis, dos momentos marcantes, dos mais duros e negros também. Um discurso marcado pela esperança de um futuro melhor.
O centro da capital, Tirana, é marcadamente da época comunista, de grandes edifícios quadradões de estilo soviético. Durante o tour tivemos oportunidade de explorar um pouco mais a história da sua arquitetura e ficar com vontade de conhecer um pouco mais por conta própria. Foram cerca de 2h em redor da Praça Skanderbeg (o herói albanês), passando pela Mesquita Et’hem Bej, pela Catedral Católica de São Paulo, pela Catedral Ortodoxa da Ressurreição, pelo Parlamento, Museu Nacional de Arte e Museu da História da Albânia.
Recomendo imenso, os tours saem diariamente da escadaria em frente à Ópera, às dez da manhã e às seis da tarde.
4. Explorar o bairro BLOKKU
Antigo bairro da elite comunista na cidade, ainda é possível ver por lá aquela que foi a residência oficial de Enver Hoxha. Muito bem cuidado, com várias zonas verdes, edifícios bem cuidados, tornou-se o bairro mais cool da cidade. Bons cafés, bares e restaurantes, algumas lojas internacionais, locais e algumas “fora da caixa”. Uma zona para explorar de dia e de noite. Para circular, ver gente e sair para jantar ou beber um copo.
5. Jantar comida tradicional albanesa no restaurante ODA
Pedi recomendações a
diferentes amigos que já haviam estado em Tirana e coincidiram num único
restaurante, o ODA. Portanto não poderíamos deixar de ir até lá e experimentar
um jantar típico albanês.
Tem poucas mesas e está sempre cheio, a esplanada é pequena e provavelmente
terão de “partilhar” mesa, mas isso faz parte do encanto da coisa e conhecemos
uma mãe e filho americanos, um grupo de amigos italianos e um iraniano. O
jantar era albanês mas a companhia internacional. Não sei muito bem o que
comemos, mas provamos pratos à base de carneiro, com queijo “cottage” muito
presente no menu e ainda umas beringelas recheadas.
Não posso dizer que adorei e comia albanês para sempre, mas a comida esta boa e
a experiência foi ótima.
6. Às compras em Toptani
Uma da poucas zonas pedonais da cidade, arborizada, com um passeio agradável onde se acumulam esplanadas e muito comércio. De um lado um moderno centro comercial do outro o famoso “Tirana Castle”, ou castelo Toptani, uma antiga fortificação que remonta ao século XXI com influência bizantina. É propriedade privada atualmente e foi alvo de investimento e requalificação. O seu interior é hoje em dia um local de lazer com simpáticos cafés e esplanadas, pequenas lojas, tudo com um ar fancy e gourmet.
7. Ver a vida passar no centro da cidade
A Praça Skadenberg tem um encanto peculiar, recomendo que se sentem num dos muito bancos que a rodeiam, ou mesmo na escadaria da Opera House e passem algum tempo a ver o movimento da praça. Quem cruza de um lado para o outro aqueles imensos metros quadrados de pedra (de diferentes tipos e trazidas das várias regiões do país), os jovens que se encontram ao fim do dia, as crianças que brincam e jogam futebol no imenso relvado nas costas do herói que dá o nome ao espaço ou os velhotes que se juntam nos bancos ao vosso lado para pôr a conversa em dia. De notar a ligeira configuração abobadada do piso, que é irrigado nos meses mais quentes e que permite escorrer a água e dar uma sensação de frescura a quem passa. Estive por aqui algum tempo, publiquei este vídeo nesse dia, e sugiro que façam o mesmo.
…
Planeia a tua viagem!
Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!- Faz as tuas reservas de alojamento em Booking.com
- Faz as tuas reservas de automóveis em DiscoverCars
- Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
- Faz o teu Seguro de Viagem antes de partir, oferecemos 5% de desconto através da IATI Seguros
- Compra o teu e-sim (cartão de dados móveis virtual) para teres acesso ilimitado à internet, com a Holafly.
Qualquer dúvida, manda-me um e-mail e posso ajudar no que precisares.
*Esta publicação contém links afiliados
Telma
August 11, 2022 at 4:01 pmOlá Inês,
Recomendas visitar os dois bunkart ou são idênticos? Qual achas que vale mais a pena?
Obrigada ☺️
Inês
August 26, 2022 at 9:11 amOlá! São diferentes. O do centro da cidade é mais pequeno e é mais uma exposição sobre os bunkers, a época da guerra fria e a vida na Albânia. No que fica fora do centro é muito maior e permite ver melhor como eram realmente os bunkers. Ainda está “mobilado” e percebe-se a organização da vida lá em baixo. Complementam-se. Se tiverem pouco tempo o da cidade fica mais à mão e já dá uma ideia de como funcionavam. Mas o outro é mais “real”.
Carla Marques
September 14, 2022 at 10:47 amBom dia
Qual a melhor forma de viajar para a Albânia?
Em que País fez escala?
Estou a programar um viagem e posso pedir alguns conselhos? Obrigada
Inês
September 14, 2022 at 4:57 pmOlá, eu fiz escala em Milão e Viena, viajei low cost a partir do Porto. Mas as opções são imensas, via Frankfurt com a Lufthansa, via Istambul com a Turkish. Dependendo das datas terá de ver a opção mais em conta. E, claro, qualquer questão que tenha, estou à disposição!
North Miami
July 5, 2023 at 9:14 amgran sitio de noticias, un montón de buena información. https://miamitime.org/es
Thomas da Paz
September 18, 2023 at 10:17 amGostei ????????????
Caio Dias
November 6, 2023 at 3:48 pmSempre com as últimas novidades,… Incrível…
zoritoler imol
November 24, 2023 at 7:34 amHeya i am for the first time here. I found this board and I find It really useful & it helped me out a lot. I hope to give something back and help others like you aided me.