É bonito ser do Benfica…

Encontrei este texto online no blogue do Pedro Rolo Duarte, fez-me sorrir e tinha que ajudar a divulgar. Dedicado especialmente aos bons benfiquistas deste mundo que não vivem cá…
“Quando eu era pequeno o meu pai dizia-me que nas visitas ao estrangeiro um português ao admitir a sua nacionalidade é sempre bombardeado com as palavras “Benfica” e “Eusébio”. Como jovem inocente que era, acreditei e cresci a pensar na enormidade do glorioso, e como sempre seria admirado quando visitasse outros países.
   Há dois anos, fui de visita à China. Em Pequim, quando disse ser de Portugal, falaram-me em Cristiano Ronaldo. Que falta de tacto. Mas são chineses, pensei. Não deviam bem perceber o que estavam a dizer. No fundo, não faziam bem parte do estrangeiro a que o meu pai se referia. Era um outro mundo.
   Então, este ano quando ficou decidido que iria estudar para a Austrália, o entusiasmo voltou a crescer. Iria obviamente ser acolhido como um herói. Vesti o meu fato de treino do Benfica para a viagem, e aguardei pacientemente que multidões se juntassem a mim gritando “Eusébio” e “Benfica”. Estranhamente, nada aconteceu. Mas eram aeroportos e aviões, e raciocinei que toda a gente estaria a tentar seguir as regras da boa educação e tentar não incomodar os demais viajantes.
   Quando cheguei à Austrália, tive finalmente que me confrontar com a realidade. Os australianos não sabem o que é Portugal nem onde se localiza. Pior: não sabem o que é o Benfica. Se acham que é suficientemente mau, então vejam o seguinte: os poucos que reconheceram o nome do país, falaram-me de novo em Cristiano Ronaldo.
   E assim entrei em depressão. Longos dias de choro, agarrado ao cachecol do glorioso. Mas houve um momento em que tudo mudou: o Benfica acabara de enxotar o Zenit para fora da Liga dos Campeões. Tal feito põe qualquer benfiquista em êxtase, e eu não fui excepção. À vitória, aliei uma grande vontade de mostrar aos australianos o que é afinal isto do glorioso Benfica.
   Iniciei a angariação e doutrinação de novos fiéis. Há tantos séculos atrás instruímos os Índios na América, ensinámos-lhes latim e os princípios da igreja. Esta, seria apenas uma versão actualizada. Vesti-me a rigor, levei o cachecol e a bandeira e fui para a rua pregar. Tentei explicar-lhes que também seguimos Jesus, que temos a nossa própria catedral onde veneramos os deuses, e que também temos cânticos religiosos. Esforcei-me por ensinar-lhes o Benfiquês e a mística do clube. As primeiras palavras, obviamente as mais essenciais: Eusébio, Rui Costa, Nuno Gomes, Aimar, e por aí fora…
   Não perceberam. Especialmente, não perceberam por que é que – se éramos assim tão bons – não tínhamos Messi ou Ronaldo, e por que é que não ganhávamos ao Chelsea. Numa coisa tenho que concordar com eles. O Benfica pode ser o maior, mas de momento não é o melhor; longe vão os tempos do Eusébio. O meu pai disse-me que esses tempos voltarão. Espero que sim. Porque de momento, o melhor é o Barcelona.
   Com tudo isto, concluí que o benfiquismo é algo que nasce connosco, que nos torna únicos. “É ter na alma uma chama imensa”, e é quando libertamos um pouco dessa chama que silenciamos facilmente Old Trafford, o Petrovskiy Stadium, e na semana passada Stamford Bridge. É essa chama que me faz, semana após semana de Austrália, estar acordado às três, quatro, cinco da manhã, para ver o glorioso jogar através do pequeno écran do computador. Monto o estendal de bandeiras e cachecóis e ponho a camisola vermelha que nos identifica. E esses são os pequenos momentos de festa para nós, os benfiquistas. Nos quatro cantos do mundo, quando o glorioso joga, é um momento divino. Milhões a concentrar-nos em torno das televisões que transmitem a oração: “Ser benfiquista, é ter na alma a chama imensa, que nos conquista…”
António Maria de Penha Coutinho Rolo Duarte”.

Planeia a tua viagem!

Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!

- Faz as tuas reservas de alojamento em Booking.com
- Faz as tuas reservas de automóveis em DiscoverCars

- Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
- Faz o teu Seguro de Viagem antes de partir, oferecemos 5% de desconto através da IATI Seguros

- Compra o teu e-sim (cartão de dados móveis virtual) para teres acesso ilimitado à internet, com a Holafly.

Qualquer dúvida, manda-me um e-mail e posso ajudar no que precisares.
*Esta publicação contém links afiliados

12 Comments

  1. El Dorado

    April 17, 2012 at 2:30 pm

    quantos mais anos terao de passar para que os benfiquistas se deixem de referir ao seu clube como o glorioso? NMP – Narcisismo Megalómano Psicótico, é o meu diagnóstico.
    Acordem! O "glorioso" está ao nível do Anderlecht, PSV Eindhoven, Torino, Leeds…carcaças do passado.

  2. Miss Pipeta

    April 17, 2012 at 2:40 pm

    Vá, deixa o glorioso em paz "fáxabôr"…
    Não percebo porque é que o resto do mundo (leia-se FCP e SCP) fica sempre tão preocupado com os síndromes de que sofrem os benfiquistas 🙂 ao menos há quem ande feliz a achar que vai ganhar a este mundo e ao outro…

  3. El Dorado

    April 17, 2012 at 2:50 pm

    o meu "problema com os síndromes dos benfiquistas" é exactamente o mesmo que tenho com o síndrome dos exibicionistas que andam nús de gabardina pelas ruas para mostrar às senhoras mais incautas. Nao me chateiam em nada e até lhes acho piada, desde que nao o façam à minha frente.

  4. Miss Pipeta

    April 17, 2012 at 2:57 pm

    Essa maravilhosa comparação deixa-me sem palavras. Mas a rir muito!

  5. Miss Pipeta

    April 17, 2012 at 2:57 pm

    Este comentário foi removido pelo autor.

  6. El Dorado

    April 17, 2012 at 2:58 pm

    evitei descricoes mais gráficas pra nao ferir susceptibilidades… 🙂

  7. Frbfzh

    March 6, 2024 at 7:28 pm

    order atorvastatin 40mg online cheap lipitor pill buy generic atorvastatin

  8. Ohnwnt

    March 13, 2024 at 11:47 pm

    purchase baycip generic – buy bactrim 960mg pills cost augmentin 625mg

  9. Uxkzzy

    March 17, 2024 at 10:47 am

    ciplox 500 mg over the counter – order chloromycetin buy erythromycin medication

  10. Drmvkf

    March 19, 2024 at 2:37 pm

    india ivermectin – suprax 100mg price tetracycline 250mg ca

  11. Mbwjfd

    March 25, 2024 at 11:02 am

    buy generic metformin – cefadroxil 500mg for sale buy lincomycin 500 mg online cheap

Leave a Reply