Roteiro de três dias na Roménia.

No fim de semana seguinte à viagem até à Polónia, foi a vez de embarcar para a Roménia, desta vez para um fim-de-semana de três dias planeado com meses de antecedência e em que me encontrei com o meu pai. Queríamos conhecer Bucareste e a mergulhar nas profundezas da Transilvânia e das histórias do Drácula.

Mas três dias não é muito tempo e para ficarmos com um cheirinho de tudo isto planeamos três dias non-stop, com a ajuda de um guia local – conhecido de conhecido de conhecidos que já viveu uns anos em Portugal – que andou connosco para todo o lado. O plano era ambicioso e teria sido impossível completá-lo de outra maneira que não fosse de carro.
Chegamos na sexta-feira à hora de almoço ao aeroporto Henri Coanda e partimos de imediato em direcção ao Castelo de Peles, de seguida seguimos caminho até à cidade medieval de Sighisoara, onde pernoitamos. No sábado depois de visitar a cidade, viemos em direcção a Brasov, a capital da região da Transilvânia, visitamos ainda o castelo de Bran e seguimos caminho até Bucareste, onde passamos a noite de sábado para domingo e que visitámos no domingo antes de regressar a casa ao fim do dia.

Foi muito corrido, é verdade, mas valeu muito a pena. A Roménia ainda é um país pouco desenvolvido, nomeadamente quanto a infra-estruturas (estradas, por exemplo, ainda só têm uns poucos quilómetros perto de Bucareste) quando comparada com o resto da Europa mas que vai com certeza surpreender a maioria porque possui um potencial turístico enorme, desconhecido para muitos e que só agora começa a ser explorado.
Idealmente mais um dia do que o que nós tivemos seria perfeito para fazer esta viagem, pois permitia passar um dia completo em Bucareste – que bem merece, não é à toa que foi já considerada ‘Paris do Leste’ – e visitar com mais calma a cidade de Brasov onde acabamos por passar menos de duas horas.

E se alguém tinha medo de visitar a Roménia… Esqueçam. Há mais ciganos nas feiras em Portugal do que nas ruas da Roménia. Aquela imagem de país muito pobre cheio de ciganos e pedintes não corresponde em nada à realidade que encontramos por lá.
Cidades organizadas e seguras como em qualquer outro país ocidental. As pessoas com um ar bem europeu e latino e um estilo de vida terrivelmente parecido com o nosso, tal como a língua. Vão até à Roménia, tenho a certeza que se sentirão em casa! Até porque a comida é bem boa, a vida é barata, laranja diz-se Portocale e há bolos de arroz!

Planeia a tua viagem!

Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!

- Faz as tuas reservas de alojamento em Booking.com
- Faz as tuas reservas de automóveis em DiscoverCars

- Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
- Faz o teu Seguro de Viagem antes de partir, oferecemos 5% de deconto através da IATI Seguros


Qualquer dúvida, manda-me um e-mail e posso ajudar no que precisares.
*Esta publicação contém links afiliados

3 Comments

  1. Anónimo

    November 23, 2016 at 2:35 pm

    Olá

    Chamo-me Sonia Ramos, descobri o seu blog pois procuro sempre novos blogs de viagens. Parabens, gostei, tem boas descrições dos locais e boas dicas,

    Se fizesse essa viagem por conta propria, sem o guia local, seria facil? é tudo bem sinalizado e encontra-se quem fale inglês?

    Gostava muito de ir á Romenia, mas o meu marido não tem muita vontade de alugar carro e conduzir por lá…

    obrigada
    Sonia

  2. Sempre entre Viagens

    November 23, 2016 at 3:22 pm

    olá Sónia, bem-vinda!
    é possível fazer o mesmo percurso que nós fizemos sem guia, viajando de comboio. Eu tenho alguns amigos que fizeram e correu tudo bem. Para nós ficou impossível porque tinha muito poucos dias e não há tantos horários de comboio assim, e as viagens são longas. Mas se tiver mais tempo para fazer a viagem, é perfeitamente possível.
    Achei seguro o suficiente para fazer por conta própria, e estes locais já são bastante turísticos por isso também não tivemos problema com a língua em lado nenhum… Havia sempre alguém a desenrascar um pouco de inglês.
    Espero ter ajudado, e se tiver mais alguma dúvida é só dizer.
    Obrigada pela visita 🙂

  3. Anónimo

    November 23, 2016 at 5:11 pm

    Muito obrigada pela resposta.

    É um pais que sempre me fascinou, acho que as igrejas devem ser lindas

    Gostava de visitar as cidades onde foi e ainda Sibiu, que me parece também muito bonita

    ir de carro dá mais liberdade para visitar , isso é um fato. O problema maior são as estradas, que pelo que diz não são boas.

    Sonia

Leave a Reply