A fortaleza de Valença | Alto-Minho

Este fim de semana fui a um baptizado em Valença do Minho, fica bem pertinho de minha casa – 30 minutos de carro se não tivesse apanhado um rol de domingueiros na nacional – e é um ótimo passeio de fim-de-semana, para quem está por perto, ou mesmo para quem vem de longe. Por isso decidi recomeçar a minha rubrica “Alto-Minho”, sucessivamente adiada com a vila muralhada de Valença.
Ao redor das muralhas, Valença é já um cidade com tudo para oferecer, mas é o interior das muralhas, onde cresceu a vila fronteiriça que vale mesmo a pena conhecer.
Recebeu a sua primeira carta de foral em 1262, por D. Sancho I e foi local importante ao longo dos séculos pela sua posição privilegiada ma beira do rio Minho e bem em frente à cidade espanhola de Tui, que em tempos também assumiu outra importância. Como uma grande parte das zonas fronteiriças deveu também muito do seu desenvolvimento económico, no passado, ao contrabando.
A Fortaleza histórica que muralha a cidade é por si só um atrativo já que é a estrutura militar mais bem conservada da Europa – podem ver no esquema abaixo que todas as suas paredes exteriores estão ainda conservadas. O início da sua construção é do século XII e XIII mas sofreu consideráveis melhoramentos depois das Guerras da restauração no século XVII, com o surgimento de vários novos baluartes e fossos em redor da muralha.
No mapa abaixo desenhei (atentem na qualidade do desenho!) um percurso simples que vos vai permitir explorar facilmente o interior das muralhas, há várias igrejas no seu interior e uma arquitetura simpática e bem-conservada. Em tempos o que havia de mais típico na região era ir a Valença comprar atoalhados, não sei muito bem porquê, hoje ainda há muitos, mas vão encontrar muitas outras lojinhas simpáticas, cafés e restaurantes onde passar um dia agradável.


Onde ficar alojado em Valença:
Não há imensas alternativas nesta região para ficarem alojados a uma distância andável das muralhas, mas apesar de tudo penso que haverá uma opção para cada bolso. 
Deixo-vos três sugestões no interior da Fortaleza:
E duas que ficam do lado de fora, mas ainda assim perto da Porta da Coroada e perto do centro da zona nova da cidade:
     
     
     
E finalmente podem ver a vista para terras de nuestros hermanos 🙂
Todos os links mencionados neste post direcionam para a página do Booking. Caso façam alguma reserva através de um deles ou de qualquer banner presente na barra lateral do blogue eu recebo uma pequena comissão e vocês não pagam nada mais por isso. Obrigada!

Planeia a tua viagem!

Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!
- Faz as tuas reservas de alojamento em Booking.com
- Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
- Pede já o teu cartão Revolut sem custos, e fica isento de taxas e comissões em pagamentos e levantamentos de dinheiros noutras moedas
- Faz o teu Seguro de Viagem antes de partir, oferecemos 5% de deconto através da IATI Seguros


Qualquer dúvida, manda-me um e-mail e posso ajudar no que precisares.
*Esta publicação contém links afiliados

Leave a Reply