É a Senhora da Bonança | Vila Praia de Âncora

Este fim-de-semana tenho festa à porta de casa, e já que há aqui uma meia dúzia de pessoas que me leem (eram 10, estamos a crescer!) aproveito para fazer um bocadinho de publicidade e contar-vos as coisas boas da romaria.
Há coisas para lá de péssimas, eu não sou uma pessoa romeira, e não ter onde estacionar o carro ou concertos de música pimba à porta de casa tiram-me do sério, mas se isto é para dizer bem, foquemo-nos nas coisas boas.


Pois então, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Bonança (padroeira dos pescadores) realiza-se desde que me lembro – e muito antes também – no segundo fim-de-semana de Setembro. É desde sempre o marco de fim de férias, de fim de Verão. Por cá costumamos dizer que o Inverno começa com o último foguete da festa. E é mais ou menos isso.

O dia mais importante da festa, e o meu favorito, é a quinta-feira. A procissão ao mar – diz quem já viu outras – é das maiores do país e é bem bonito de se ver. Depois disso é comer e beber (principalmente beber!), conviver e dançar ao som das concertinas o resto do dia. O único problema é mesmo ter de trabalhar na sexta.

bandas, vila praia de âncora, senhora da bonança

Para além da quinta-feira há mais três coisas que eu gosto:
– Farturas, cheira a Verão e a festas, o Inverno é demasiado longo porque não há farturas entre Outubro e Maio. É tão simples, faz tão mal, mas é tão bom. Acompanhado por um Sumol de ananás, o clássico dos clássicos.
– Bandas. Adoro ver (ouvir!) as bandas. Estão cheias de malta nova que já sabe muito de música e cada vez tocam música mais animada e divertida e menos marchas enfadonhas. Há duas bandas ao sábado e uma ao domingo. A entrada e a despedida são fixes, mas o ponto alto é o concerto de sábado à noite quando tocam ao desafio.
– Fogo de artifício. Eu sei que aquilo é literalmente estourar dinheiro, mas não consigo deixar de achar graça. E convenhamos que tirando no Rio de Janeiro não há muito outros sítios incríveis para ver os fogos sentados na areia da praia, ahahah. Só em Âncora.

fogo de artifício, praia, vila praia de âncora

Se forem romeiros à séria e quiserem ainda procissões, e cortejos e música pimba, também se arranja, eu passo, mas deixo-vos o cartaz completo da edição de 2017 aqui:

programa, senhora da bonança 2017, vila praia de âncora, pescadores

Planeia a tua viagem!

Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!
- Faz as tuas reservas de alojamento em Booking.com
- Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
- Pede já o teu cartão Revolut sem custos, e fica isento de taxas e comissões em pagamentos e levantamentos de dinheiros noutras moedas
- Faz o teu Seguro de Viagem antes de partir, oferecemos 5% de deconto através da IATI Seguros


Qualquer dúvida, manda-me um e-mail e posso ajudar no que precisares.
*Esta publicação contém links afiliados

Leave a Reply