Barcelona, capital da Catalunha?

Eu sou mais Madrid do que Barcelona.
Já estive duas vezes na cidade catalã, e é tudo muito agradável, o mar e o sol, os mercados, o Gaudi. Mas nunca consegui olhar para Barcelona e ver uma cidade com gente dentro. Sempre senti Barcelona para passear e turistar e Madrid para se viver.
Provavelmente nunca senti porque fui a Barcelona à procura de uma cidade espanhola, e claro que não a encontrei. Nos últimos, dias se alguém tinha dúvidas, Barcelona mostrou que tem muita vida dentro.
Não sou especial adepta de independentistas, sou europeísta convicta e dificilmente no meio disso faz sentido deixar uma parte de Espanha, ou a Catalunha, de fora.  É inegável que um Europeu e um Asiático tem ainda muitas diferenças culturais, mas se até essas a globalização tende cada vez mais a esbater, que dirá um Português e um Espanhol, um Holandês e um Alemão. Certamente não são mais diferentes que um Minhoto e um Alentejano.
Isto para dizer, que mesmo não compreendendo a vontade que alguns catalães têm na sua independência, não consigo deixar de estar solidária com quem quer decidir o próprio futuro de forma democrática e através de eleições.
Alega o governo espanhol que o referendo independentista é ilegal, deixem-me rir, claro que é ilegal, nenhuma constituição prevê o desmantelamento do seu território, e nem por isso deixaram de se formar países novos na Europa nos últimos 20 anos do século XX.
Vergonhoso é em pleno século XX, no seio de uma democracia europeia, alguém agitar a bandeira do direito à auto-determinação  (Artigo 1º da Carta das Nações Unidas), o governo carregar com cargas policiais e porrada, e o mundo assobiar para o lado.
Não consigo imaginar maneira melhor do governo espanhol contribuir para a causa independentista. Os catalães só estavam a pedir para votar! E nós nem sabemos quem iria ganhar.

A imagem de capa foi tirada por mim, em Fevereiro de 2014, a partir de um dos miradouros de Montjuic, a escadaria do Museu Nacional da Catalunha.

Para consultarem os principais posts do blogue sobre a cidade de Barcelona, acedam aos links abaixo:

(+) Gaudi e a arquitetura em Barcelona

(+) Parque Guell

(+) Fonte Mágica e Praça de Espanha

(+) Montjuic

(+) La Boqueria

1 Comment

  1. maria

    October 2, 2017 at 9:20 pm

    foi muito triste a violência que vi em Barcelona! Não havia necessidade daquilo….

Leave a Reply