Banteay Srei | Angkor

O templo de Banteay Srei foi provavelmente um dos menos conhecidos, e mais longe de Siem Reap, que visitamos no complexo de Angkor. Mas também um dos que valeu mais a pena, pela riqueza escultural e estado de conservação com que chegou até nós.

Este templo, dedicado ao deus hindu Shiva, é do século X e um dos únicos que não foi mandado construir pelo imperador. Diz a história que foram as mulheres que ordenaram a sua construção e por isso o nome que tem hoje em dia significa “citadela das mulheres”.
Quando comparado com outros templos de Angkor, parece uma pequena réplica de dimensões muito inferiores, mas o seu nível de detalhe é surpreendente, e o facto de estar tão bem conservado até aos dia de hoje faz com que seja um dos mais bonitos do complexo.

A área circundante, de acesso ao templo foi construída e organizada através dum parceria de conservação de Angkor entre o Cambodja e a Suiça, e isso nota-se nos detalhes da organização das infraestruturas (bilheteiras, wcs, lojas de souvenirs) e na conservação do espaço envolvente. Vale a pena incluído na visita.

Leave a Reply