Vila Viçosa e a Casa de Bragança

É uma pequena vila no interior do Alentejo, mas uma parte significativa de história nacional passou por lá. Para além do fato mais óbvio de albergar um Palácio Real, foi também a terra que viu nascer Florbela Espanca, e mantém as suas ruas bonitas e bem conservadas. Caso tenham oportunidade, passem por lá, se possível durante a semana!

Vila Viçosa tornou-se sede da Casa Ducal de Bragança em 1502, quando D. Jaime I de Bragança ali mandou construir o palácio, depois de D. Manuel I o ter chamado de regresso à corte, lhe ter restituído as terras e os títulos.
Durante a ocupação espanhola, que chegaria alguns anos depois, o Ducado de Bragança era o mais importante da península ibérica, e foi o seu herdeiro, D. João que tomou o poder em 1640, restaurando a independência como D. João IV. Passou então a ser casa de férias da família real, até à proclamação da República em 1910.

Tentamos visitar o Palácio no feriado do 5 de Outubro mas , pasmem!, fecha aos domingos e feriados. O que é bastante ridículo. Portanto se quiserem ter a oportunidade de conhecer o Palácio sugiro que o visitem em horário de expediente.

Vale a pena também caminhar pelas simpáticas ruas da vila, até à praça da República, onde se situa a Câmra Municipal e onde podem ver numa das extremidade a Igreja de São Bartolomeu e na outra o início da colina do castelo. Subam-na que a vista compensa.

Alojamento em Vila Viçosa!

Há opções para todos os gostos e carteiras na região. Se é para ser, que seja em grande, por isso a minha sugestão para uma escapadinha de fim-de-semana seria a Pousada do Convento de Vila Viçosa que fica mesmo ao lado do Palácio dos Duques.
Mas caso viajem com budjet muito mais controlado há opções bem mais económicas, principalmente se optarem por ficar fora do centro da vila.

(+) Pousada do Convento de Vila Viçosa

(+) Outras opções de alojamento em Vila Viçosa e arredores

Leave a Reply