Roteiro de 3 dias em Berlim

Já vos contei por aqui que recentemente fui em trabalho à Alemanha e portanto oportunidades de passeio não faltaram. Uma delas foi a possibilidade de poder regressar a Berlim, cidade que adoro e onde não ia desde 2010. Aproveito a oportunidade para fazer um roteiro por Berlim, post sempre útil e onde espero poder reunir toda a informação que precisam para visitar a capital alemã.

muro de Berlim

Dia 1 – Ao longo do muro
O Muro é a imagem incontornável da cidade e uma marca impossível de ultrapassar. Berlim é um museu a céu aberto e a presença das marcas da Segunda Guerra e do regime do terceiro Reich e mais tarde da separação das Alemanhas durante a Guerra Fria é incontornável ao longo do passeio. É um prato cheio para qualquer nerd de história (acuso-me) mas bem difícil de digerir, já que não é propriamente o lado mais bonito da nossa história comum que está ali presente.
Por isso recomendo que no primeiro dia na cidade sigam os contornos do mundo que separou Berlim Ocidental da RDA durante 28 anos.

roteiro berlim

A ideia é começar o dia junto à maior porção de muro (também a mais famosa) ainda em pé. A East Side Gallery. Depois de visitada a galeria atravessem a Oberbaumbrucke e dirijam-se ao centro da cidade. É possível ir a pé, mas para poupar algumas solas de sapato recomendo que apanhem o metro até CheckPoint Charlie, outro dos locais mais emblemáticos – o antigo ponto de passagem fronteiriço entre o sector americano de Berlim ocidental e a Alemanha Oriental.
Daqui poderão caminhar para oeste, passando primeiro pelo novo museu Topografia do Terror, instalado no local onde foi (durante a II Guerra) a sede das SS em Berlim, continuar até à renovada Potsdamer Platz e seguir depois para norte. Visitando o Memorial aos Judeus mortos no Holocausto, as Portas de Brandenburgo e finalmente terminar o dia no Reichstag, edifício sede do Parlamento Alemão (Bundenstag). É possível fazer uma visita guiada ao edifício e é bem interessante.

(+) O Muro de Berlim (post detalhado em breve)

holocaust memorial judeus berlim

Dia 2 – Ilha dos museus e AlexanderPlatz
Este dia começa (quase) onde acabou o anterior. Só têm de cruzar as portas de Brandenburgo e estão na Unter den Linden, a avenida mais famosa da cidade. Desçam-na a pé que o passeio vai valer a pena, a zona mais alta (junto às portas) é mais comercial, bem como as ruas adjacentes. E conforme continuam a descer vão chegar à zona mais monumental da cidade.
Vão passar pela ópera, pela universidade, por alguns museus, até atravessarem o rio Spree e finalmente chegar até à famosa ilha dos museus. As opções aqui são mais que muitas mas eu recomendo uma, que já visitei. O Museu Pergamon – provavelmente um dos mais famosos da cidade e é não à toa – só pelo seu Altar de Pérgamon e pela Porta de Ishtar na Babilónia já valeria a pena, mas o museu é muito mais do que isso.

berlim domalexander platz berlim
Depois da visita ao museu podem escolher uma de duas opções para vistas para a cidade, o Dom – ainda na ilha dos museus – ou a TV tower, já a caminho da Alexander Platz.
Terminem o dia nesta zona, onde ainda podem conhecer a Rathaus e a simpática zona ribeirinha perto da Nicolaikirche.

roteiro berlim

alexander platz berlim

Dia 3 – Berlim Ocidental e Postdam
A sugestão para este último dia é que se afastem um pouco do centro da cidade. Primeiro que apanhem o comboio até Potsdam. Uma cidadezinha nos arredores de Berlim onde podem conhecer o Palácio de Sanssouci e os seus magníficos jardins. De regresso à cidade cruzem o Tiergarten até aquele que foi o centro de Berlim Ocidental, podem visitar a famosa Igreja Kaiser-Wilhelm que ainda mantêm metade do edifício nas ruínas que sobraram dos bombardeamentos da II Guerra e a outra metade numa reconstrução moderna. O contraste em a história e o futuro. Finalizem o dia na Avenida Kurfurstendamn, uma zona comercial cheia de opções de cafés e restaurantes.

portas de brandenburgo berlim

Planeia a tua viagem!

Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!

  • Reservas de alojamento em Booking.com
  • Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
  • Pede já o teu cartão de crédito Revolut sem custos, e fica isento de taxas e comissões em pagamentos e levantamentos de dinheiro noutras moedas

Qualquer dúvida, manda-me um mail e posso ajudar no que precisares.

*Esta publicação contém links afiliados

Leave a Reply

Planeia a tua viagem! Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo. São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada! Reservas de alojamento em Booking.com Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide Pede já o teu cartão de crédito Revolut sem custos, e fica isento de taxas e comissões em pagamentos e levantamentos de dinheiro noutras moedas Qualquer dúvida, manda-me um mail e posso ajudar no que precisares. *Esta publicação contém links afiliados