Roteiro de 2 dias na Jordânia

A Jordânia foi uma das maiores surpresas da minha viagem à Terra Santa. Apesar de Petra estar no imaginário há já muito tempo, a verdade é que o resto do país não gerou grandes expectativas antes da viagem, e portanto foi de queixo caído com a surpresa que me encantei com os dias que passamos por lá, com a simpatia dos jordanos e com a beleza de Amã. A visita foi curta mas entrou diretamente para a minha lista de regressos.
A nossa base neste viagem foi em Jerusalém, e foi a partir daqui que entramos na Jordânia onde passamos apenas dois dias. O foco da viagem era, sem dúvida, conhecer Petra, mas a viagem revelou-se muito mais do que isso. Fica o relato dos dois dias de passeio:

vida na jordâniavida na jordânia

Dia 1 – Entramos no país, depois de uma série de tempo de trâmites fronteiriços através da fronteira Sheik Hussein no norte do país. Esta é uma zona montanhosa, de pastoreio e de comunidades beduínas, e tivemos de cruzá-la durante umas dezenas de quilómetros até à nossa primeira paragem do dia. As ruínas da cidade romana de Jerash.

jerash jordânia

jerash jordâniajerash jordânia

Depois da visita às impressionantes ruínas de Jerash, seguimos caminho até à capital do reino, Amã. A cidade, conhecida como a capital branca, ainda funciona muito como ponto de passagem apenas para quem chega/sai do país com o objetivo de rumar a sul. Mas é uma pena, porque nas poucas horas que passamos por lá, deu para sentir uma cidade vibrante, amigável, cheia de vida e com atrativos culturais suficientes para reservarem pelo menos dois dias por lá.

amã jordânia

amã jordânia cidadela

Nós visitamos as ruínas da cidadela, o ponto turístico mais importante da cidade, não só pelo site arqueológico, mas também pela sua localização, já que oferece umas vistas de cortar a respiração, e depois atravessamos o centro da cidade, com umas paragens rápidas para comer o melhor doce da história dos doces jordanos – ainda sinto água na boca só de me lembrar – e para comprar um lenços beduínos no mercado local.

amã jordânia amã jordânia amã jordânia doces tradicionais amã jordânia

Já era noite quando deixamos a cidade, depois de percorrer a zona residencial mais cara da cidade, onde vive a classe alta, onde vão encontrar as embaixadas e os expatriados, em busca de uma garrafeira. Conduzimos em direção a sul, com duas garrafas de Espumante Rosé da Casa Mateus debaixo do braço já que era dia 31 de Dezembro e em breve haveria festa.

Dia 2 – O primeiro dia do ano começou no acampamento beduíno, perto da cidade de Petra, onde passamos a noite. Abrimos o champanhe ao redor da fogueira, com temperaturas gélidas mas muito calor humano, e animadíssimos com a aventura prevista para o dia seguinte.

acampamento beduíno petra jordânia acampamento beduíno petra jordânia

O dia amanhecer frio, cinza e com uma chuvinha meio chata que foi dando um ar de sua graça, mas a verdade é que nada tira o encanto de chegar a Petra. Conduzir pelo deserto em direção ao sítio arqueológico e depois percorrer todo o Siq até dar de caras com o Tesouro, não tem explicação. É tão uaaauuuu como parece.
Infelizmente, depois de lá chegar, tirar milhões de fotografias e explorar um pouco as imediações, o frio e a chuva levaram a melhor, e após um chá reconfortante iniciámos o caminho de regresso.
Ainda houve tempo para um jantar tradicional na cidade (com a outra garrafa de Espumante Rosé – era Ano Novo!) antes de nos pormos a caminho de regresso a Jerusalém. Desta vez cruzámos (já de noite) a ponte Allenby.

deserto petra jordâniadeserto petra jordânia

Planeia a tua viagem!

Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!

  • Reservas de alojamento em Booking.com
  • Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide

Qualquer dúvida, manda-me um mail e posso ajudar no que precisares.

*Esta publicação contém links afiliados

Leave a Reply

Planeia a tua viagem! Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo. São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada! - Reservas de alojamento em Booking.com - Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide Qualquer dúvida, manda-me um mail e posso ajudar no que precisares.