Tunísia | O que visitar no Golfo de Tunes

A capital da Tunísia não é conhecida por nenhum grande atrativo turístico de encher o olho, no entanto recomendo vivamente que passem algum tempo por lá aquando de uma visita ao país. Porque uma grande cidade árabe tem sempre uma alma que vale a pena – mais não seja para se perderem no souk – e porque nos seus arredores há uma série de atrativos que valem muito a pena. Deixo-vos aqui as sugestões.

Centro histórico e Medina de Tunes
Ficamos alojados mesmo na avenida principal da cidade e foi uma optima opcao para explorar a pe o centro da cidade. A capital tunisina tem um ambiente jovem e com muita energia. Um bolico constante entre esplanadas, compras, transito e o vai vem do dia a dia.
Os principais edificios do centro da cidade sao uma mistura interessante de arquiteura arabe e francesa e vale a pena andar com os olhos levantados a passagem.
Como em qualquer cidade arabe que se preze, tudo vai acabar na medina e no seu souk. Tunes nao e excepcao, pelo que nao percam a chance de se “perder” pelas ruelas do mercado, e regatear muito.

Museu Nacional de Bardo
Uma das maiores herancas patrimoniais da Tunisia e a sua tradicao de mosaicos. A colecao presente no museu reflete essa tradicao e tem mosaicos deste a epoca romana ate ao periodo islamico. Podem ainda uns artefactos pre-historicos e pecas de joalheria.
O museu foi instalado num antigo palacio do seculo XIX, nos arredores da capital tunisina e vale imenso a pena passar uma ou duas horas por la.
Infelizmente nos dias de hoje, o museu e mais conhecido por tristes acontecimentos, foi aqui que decorreu o primeiro ataque terrorista, dos tempos recentes, na Tunisia, em Marco de 2015. “Para que estejamos sempre atentos, e a historia nao seja esquecida” ainda hoje e possivel ver as marcas de bala em algumas paredes e vitrines do edificio, que foi mantidas propositadamente apos a renovacao do mesmo.

Sidi Bou Said
A pequena localizacao nas margens do Mediterraneo e a poucos quilometros da capital, Tunes, e uma das imagens de marca do pais. As suas casas em azul e branco fazem as delicias dos turistas e deixam mais bonita qualquer conta de Instagram. Nao so por isso, mas tambem porque e uma vila calma e relaxada, com maravilhosas vistas sobre o mar, ruelas pitorescas onde se vende de tudo um pouco, nao devem perder a oportunidade de deambular por la durante umas horas. Sem pressas, a aperciar as ruas e a arquitetura – predi a conta as portas que fotografei -, a desfrutar da paisagem e claro… Sem esquecer de parar para beber o seu famoso cha de pinhoes.


Cartago

Quem ainda se lembra deste nome das aulas de historia, ponha o dedo no ar.
A cidade de Cartago foi fundada pelos Fenicios cerca de 800 anos antes de cristo. A cidade foi ganhando proeminencia, economica e estrategica e tornou-se uma das mais influentes da bacia mediterranea entre os seculos IX e II antes de cristo.
Da mistura entre os colonos fenicios, e o povo berbere do norte de africa surgiu assim a famosa civilizacao cartaginesa, contemporanea da civilizacao romana e que havia de ser finalmente derrotada por esta ultima nas famosas guerras Punicas.
A cidade e uma pequena aula de historia a ceu aberto, e com uma mistura berbere, fenisia, cartaginesa e romana ee facil imaginar os inumeros vestigios arqueologicos que o seu solo esconde.
O seu conjunto historico foi classificado patrimonio mundial pela UNESCO em 1979 e e uma visita imperdivel a partir da capital tunisina.

 

Planeia a tua viagem!

Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!

  • Reservas de alojamento em Booking.com
  • Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
  • Pede já o teu cartão de crédito Revolut sem custos, e fica isento de taxas e comissões em pagamentos e levantamentos de dinheiro noutras moedas

Qualquer dúvida, manda-me um mail e posso ajudar no que precisares.

*Esta publicação contém links afiliados

Leave a Reply

Planeia a tua viagem! Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo. São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada! Reservas de alojamento em Booking.com Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide Pede já o teu cartão de crédito Revolut sem custos, e fica isento de taxas e comissões em pagamentos e levantamentos de dinheiro noutras moedas Qualquer dúvida, manda-me um mail e posso ajudar no que precisares. *Esta publicação contém links afiliados