Roteiro de 7 dias na Costa Rica

Acabadinha de chegar de uns dias na América Central, deixo aqui o meu roteiro de 7 dias na Costa Rica. Uma road trip pelo país que começou e acabou em San Jose e passou pelo interior do país para visitar o vulcão mais famoso do país, El Arenal, e pela Costa do Pacífico, onde relaxámos junto ao mar.

Dia 0 | Chegada a San Jose

Chegamos a San Jose ao final do dia, já o sol se tinha posto e o dia foi apenas para levantar o carro que nos iria permitir deslocar durante uma semana na Costa Rica e conduzir até ao apartamento que alugamos na zona de Nunciatura Rohrmoser. É uma das zonas mais recentes da cidade, com prédios modernos, embaixadas, os melhores hotéis e o estádio nacional.

(+) Full Apartment at San Jose | Booking.com

Dia 1 | De San Jose a La Fotuna (Grecia e Sarchi)

Foi um longo dia na estrada, a distância não foi muita, mas era a primeira imersão no interior do país e fomos parando pelo caminho a cada momento. Saindo de San Jose, depressa perdemos a autoestrada e começamos a subir a montanha em direção à zona dos vulcões. Seguindo as sugestões de alguns blogues, fizemos a primeira paragem em Grecia, uma cidadezinha castiça com a sua praça principal colorida onde se destaca a igreja em vermelho ocre. O dia ia ser marcado dos igrejas coloridas já que a paragem seguinte, em Sarchi, permitiu não só visitar os seus enormes mercados de artesanato, mas também a igreja verde água que se destaca na silhueta da cidade.
Chegamos ao nosso pequeno paraíso tropical na base do vulcão Arenal ao final do dia. Apenas a tempo para um mergulho na piscina e um jantar no hotel.

(+) Hotel Lomas del Vulcan | Booking.com

Dia 2 | La Fortuna, Arenal

Dia passado em redor do Vulcão Arenal. Começamos o dia com um trilho até à Cascata de La Fortuna, imponente no meio da floresta densa e exótica, com zona para ir a banhos mais ou menos longe da queda de água.
Dái circundamos todo o vulcão em busca das melhores vistas possíveis, e conseguimos o spot ideal para almoço com vista para o vulcão quase descoberto.
Durante a tarde visitamos as Hot Springs do Rio chollín, a mais de trinta graus já que desce diretamente do vulcão.
O dia terminou a desfrutar um pouco do hotel e com um jantar em La Fortuna.

Dia 3 | De La Fortuna a Quepos (San Ramón, Jacó)

Dia de voltar à estrada, o dia mais longo de todos. A zona das montanhas e vulcões a norte de San José não é fácil. Havia muitas estradas cortadas e excluindo as estradas com portagem, o gps offline dificilmente distingue entre uma via rápida e um caminho de terra batida. Foram vários quilómetros em vão até chegar à zona de Punta Arenas. Pelo caminho paramos em San Ramón para um almoço rápido.
Depois de chegar ao litoral a estrada melhora e os quilómetros passam a outra velocidade. Ainda fizemos uma paragem estratégico em Jacó, para molhar o pé no Pacífico, esticar as pernas na areia e comer qualquer coisa. Já era noite quando entramos em Quepos.

Dia 4 | Parque Nacional Manuel António

O primeiro dia na zona de Quepos foi aproveitado para conhecer o Parque Nacional Manuel António, é a razão para muitas das deslocações a esta zona do país e vale a a pena a visita. Recomendo muito que contratem um guia, porque sem a sua ajuda provavelmente só verão animais maiores como os macacos de cara branca e pouco mais. Mas a fauna local é impressionante, e o olho de lince do guia juntamente com o monóculo andante, vimos bichos incríveis. Há praias que podem aproveitar dentro do parque e trilhos imensos para fazer. Um passeio imperdível.
A tarde foi passada a jiboiar na borda da piscina infinita do hotel, sugestão mais que recomendada.

(+) Hotel La Mariposa | Booking.com

Dia 5 | Costa do Pacífico

O segundo dia em Quepos foi dedicado ao mar. O objetivo máximo era ver baleias e foi atingido. Segundo me disseram esta é um boa época para o fazer e tivemos sorte. Para além disso, percorremos a zona junto ao Parque Manuel António de outra perspectiva, navegamos por entre as ilhotas e houve tempo para mergulhos em mar alto. As chuvadas não permitiram fazer snorkeling em condições, a água estava demasiado turva. Ainda assim o passeio foi agradável.
A tarde foi aproveitada a gastar os últimos cartuchos no hotel, apesar da chuva que caiu, a temperatura continuava a convidar a banhos.

Dia 6 | De Quepos a San Jose

De regresso à estrada, desta vez uma viagem mais curta até à capital. Pelo caminho paramos na zona de Tarcoles, na famosa Ponte dos Crocodilos. (Vimos um!) E à hora de almoço já estavamos em San Jose.
À tarde decidimos ir fazer uma visita de reconhecimento à cidade, no pior momento do dia, e apanhamos uma molha de espremer água até aos ossos. Para além de passear pelo centro, tivemos que parar para comprar roupa nova (seca!) antes de retomar caminho. Para acabar o dia tal e qual o costa riquenhos, paramos numa banca para comprar uma bela dose de Pollo Frito para o jantar, e uma sacada de Mamon Chino para sobremesa.

Dia 7 | San Jose e a partida

Último dia na Costa Rica, manhã passada no centro da cidade. Aproveitar para os últimos passeios e visitar o Museu do Ouro Pré-Colombiano, uma sugestão que recomendo vivamente. Foi uma manhã de sol, que deu outro encanto à cidade, bastante pobre e sem a imponência esperada para uma capital. Ainda assim simpática, e a imagem do país.
À hora de almoço estavamos de regresso ao aeroporto para apanhar o voo de regresso ao Panamá. Foi Pura Vida ou o roteiro de 7 dias na Costa Rica, mas chegava ao fim.

(+) San Jose | A porta de entrada na Costa Rica (em breve)

(+) La Fortuna, a zona dos vulcões (em breve)

(+) Parque Nacional Manuel António | A costa do Pacífico (em breve)

Planeia a tua viagem!

Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!

- Faz as tuas reservas de alojamento em Booking.com
- Faz as tuas reservas de automóveis em DiscoverCars

- Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
- Faz o teu Seguro de Viagem antes de partir, oferecemos 5% de deconto através da IATI Seguros


Qualquer dúvida, manda-me um e-mail e posso ajudar no que precisares.
*Esta publicação contém links afiliados

Leave a Reply