O que visitar em Évora | Alentejo

A menos de duas horas de Lisboa, Évora é uma óptima opção para um dia de passeio a partir da capital portuguesa. A principal cidade do Alentejo tem a arquitetura típica da região, para além de uma série de atrações, como o Templo de Diana e a Capela dos Ossos, que atraem turistas à cidade. 

Antes de rumar a Espanha, no primeiro fim-de-semana de Outubro, paramos por lá durante umas horas e hoje trago-vos um lista daquilo que não podem perder numa visita à cidade.

  • Igreja de São Francisco e Capela dos Ossos – Praça Primeiro de Maio
    É um bom local onde começar a visita, há onde estacionar e daqui podem visitar toda a cidade a pé. Já mostrei os detalhes da Igreja de São Francisco e da Capela dos Ossos num post anterior, mas toda a Praça é simpática e vale a pena passar por lá. Na outra extremidade está o Palácio Dom Manuel I e uma série de ruelas saem daqui até ao centro de Évora.

  • Praça do Giraldo e ruas adjantes
    É a praça principal e mais conhecida da cidade, ao seu redor à uma imensidão de ruelas estreitas, cheias de lojas moderninhas, típicas ou de souvenirs, cafés, restaurantes e muitas esplanadas, entre as paredes caiadas de branco e contornadas a amarelo. O calor no Verão é apenas insuportável, mas na Primavera ou Outono podem passar o dia de mesa em mesa, o ambiente é muito porreiro.


  • Templo de Diana e Catedral de Évora
    Continuando a subir até à zona mais alta da cidade vão dar de caras com a Catedral de Évora e um pouco depois com o seu monumento mais famoso, o Templo de Diana. Quer dizer, vão dar de caras se não tiverem o mesmo azar que eu e não derem com o Templo todo enfaixado para obras. Já lá estive há muitos anos e vi o templo descoberto, mas terei de voltar em breve para reavivar a memória, já que desta vez não foi possível.

Leave a Reply