Tour das estações de metro | Moscovo

Um dos programas mais famosos em Moscovo é o tour pelas estações de metro. Antes de viajar pesquisei um pouco e percebi que há até agências a guiar as pessoas através das diferentes estações para ver a imponência do sub-solo moscovita. Mas não se metam nisso, apesar de tudo não é um bicho de sete cabeça, mesmo em cirílico e sem a ajuda de ninguém, é possível aventurem-se sozinhos no metro de Moscovo, e vale bem a pena.

Em primeiro lugar, e o mais importante, não entrem em pânico, heheh, é bem verdade que ninguém vai falar inglês e portanto não vai ser necessariamente fácil comprar os bilhetes, mas também não vai ser impossível.
Há informação escrita em inglês e as máquinas também permitem escolher o idioma. Comprem um cartão destes que vêm na imagem e carreguem-no com dinheiro para descontar nas viagens simples ou com o passe de 1 dia, foi o que nós fizemos e valeu a pena porque é bem barato, cerca de 3 euros para viagens ilimitadas em toda a rede. Se precisarem mesmo de falar com alguém, não vão conseguir, apontem para o preçário, mostrem quantos são e com sorte vão sair de lá com os bilhetes certos.

(+) Site oficial do metro de Moscovo em inglês

A maioria dos funcionários que trabalha nas estações de metro está lá desde o tempo da URSS, são trombudos e pouco solícitos. Alguns estão sentados todo o dia só a ver as pessoas passar, ah as maravilhas do comunismo, e se dirigirem a eles vão falar-vos em russo (muito e depressa), tive dificuldade em controlar o riso muitas das vezes.
Quanto às indicações de direções, linhas e estações, estarão em cirílico na maior parte dos sítios, mas já é possível encontrar em todas as zonas de embarque pelo menos um cartaz com a tradução para o nosso alfabeto. Conseguimos amanhar-nos perfeitamente sozinhos. Nada temam!

Nós seguimos este esboço de mapa que vos deixo e visitamos 7 estações, acho que cobrimos as mais impressionantes mas na verdade elas todas têm pormenores incríveis. Não é à toa que o metro foi construído como sendo o Palácio do Povo, dava uns salões de baile bem jeitosos.
Deixo-vos com algumas das fotografias que fizemos por lá

1 – Arbatskaja

2 – Elektrozavodskaja

3 – Ploscad Revoljucii

4 – Kievskaja

5 – Belorruskaja

6 – Novoslobodskaja

 

7 – Komsomolskaja

(+) Roteiro Capitais Russas

(+) Kremlin | Moscovo

(+) Comboio noturno entre Moscovo e São Petersburgo

 

 

Leave a Reply