Roteiro de 1 ou 2 dias em São Petersburgo | Rússia

O Mundial de Futebol já acabou e eu perdi-me no meio de tantos posts sobre a viagem à Rússia, mas ainda há muita informação para partilhar convosco, principalmente sobre o que visitamos em São Petersburgo. Portanto hoje começamos com uma sugestão de roteiro compacto caso tenham apenas 1 ou 2 dias na cidade, que foi o que eu acabei por ter já que no terceiro dia de manhã choveu tanto que não deu para aproveitar nada de jeito.

Dia 1 – Centro da cidade

É possível concentrar os imprescindíveis de uma viagem a São Petersburgo em apenas um dia de passeio. Com certeza não será o ideal, mas apesar de tudo o centro da cidade é compacto e podem percorrê-lo a pé. Portanto sugiro que comecem o dia num dos pontos altos da cidade, a igreja do Sangue Derramado. O mais impressionante deste edifício é mesmo o trabalhado e a cor do seu exterior e vai render muitos cliques.

Depois disso cruzem a Avenida Nevsky (a principal artéria da cidade onde tudo se passa) e explorem a zona a sul da cidade. Não vão ter grande tempo para visitar por dentro nenhum dos seus atrativos, mas aconselho que passem pelo menos por:
– Catedral de Kazan
– Catedral de St. Nicholas
– Teatro Mariinskii
– Catedral de St. Isaac

O centro de São Petersburgo é bem imponente e num estilo muito pouco russo e bem Europeu. Vale a pena fazer a caminhada pelas suas avenidas largas, atravessar os canais e regressar ao centro da cidade mais junto à zona do Rio Neva.

Nós fizemos toda esta caminhada em meio dia tranquilo, por isso a sugestão é que façam o mesmo e terminem junto à zona do Hermitage, para mim a mais impressionante da cidade. O museu ocupa todos os edifícios em redor da praça onde se encontra a sua fachada mais icónica, o Palácio de Inverno, e é de visita imperdível.


Vai sair post detalhado sobre o Hermitage, pois claro!

Para este primeiro dia resta dizer-vos que podem começar tudo na ordem inversa, passar a manhã no museu e aproveitar a tarde para o passeio, vai depender muito do vosso gosto pessoal, escolham em função do que acham mais cansativo ou não. Convém não perder o fôlego logo pela manhã.

Dia 2 – Em redor da cidade

Aqui vão ter de fazer escolhas, não é possível visitar todas as atrações, palácios, museus que ficam perto de São petersburgo, mas diria que conseguem sem problemas escolher duas aopções diferentes e dedicarem meio dia a cada uma delas.

Nós escolhemos a Fortaleza de Pedro e Paulo e o Peterhof, palácio de Verão junto ao Báltico.

Para chegar ao palácio de Verão mandado construir pelo imperador pedro I, nas margens do Mar Báltico é preciso apanhar o metro até a uma das extremidades da cidade e depois apanhar um autocarro que vos deixará lá em cerca de 30 minutos. Mas a sua cascata (que nós vimos congelada) rodeada de estátuas douradas vale a pena a viagem.

(+) Em breve post detalhado sobre o Peterhof

Bem perto do centro da cidade, do outro lado do rio Neva, onde podem chegar facilmente de metro, fica a Fortaleza de Pedro e Paulo e que valeu a pena não só pelo espaço em si mas também pelas vistas que proporciona para o Rio e para o centro da cidade, onde se destaca a silhueta do Hermitage.

(+) Em breve post detalhado sobre a Fortaleza de Pedro e Paulo

A outra opção que estava em cima da mesa e que acabamos por ter de deixar de lado foi o palácio de Catarina. O seu edifício turquesa atrai os olhares, mas era preciso fazer opções e acabamos por não visitá-lo. Quem sabe numa próxima oportunidade.

Leave a Reply