Peterhof | O palácio de Verão nos arredores de São Petersburgo

A primeira coisa que fizemos à chegada a São Petersburgo,  depois de deixar a mala no apartamento, foi apanhar o autocarro até aos arredores da cidade para visitar o Palácio de Verão famoso pelos seus jardins monumentais, nas margens do mar Báltico, o Peterhof. 

Mandado construir no século XVIII, por Pedro o Grande, este conjunto de palácios e jardins, conhecido por muitos como Versailles russo, fica a cerca de 30 km de São Petersburgo nas margens do mar Báltico e é considerado património mundial UNESCO.

Os diversos palácios podem ser visitados no seu interior mas o maior atrativo do complexo são mesmo os seus jardins e principalmente a cascata ladeada de esculturas douradas e o canal que une o palácio principal ao mar Báltico. Com a neve e o gelo, o Inverno não é a melhor época para visitar – já que no Verão a água corrente dá todo um outro encanto à cascata – mas mesmo assim a visita valeu a pena.

Como chegar ao Peterhof?
Com uma combinação de transportes públicos conseguem facilmente chegar até lá. Devem apanhar o metro até à estação Avtovo e de lá apanham um autocarro ou mini-van até ao Palácio. Ao sair da estação vão logo ver a paragem de autocarro e esperem pelo 200 ou 210 (os autocarros) em alternativa vão ver umas mini-vans que também fazem o mesmo percurso e não fazem tantas paragens pelo caminho. Tenham dinheiro trocado à mão, mas não se preocupem que o bilhete é barato, custo cerca de 1 euro.

O que visitar?
Se tiverem tempo e vontade podem conhecer o interior do palácio, para isso terão de comprar bilhete e podem consultar todos os detalhes e os preços aqui.
No dia em que visitamos os jardins inferiores estavam abertos sem necessidade de bilhete, mas ao que parece isso não é sempre assim, foi sorte.

(+) Roteiro Capitais Russas

(+) Comboio Noturno entre Moscovo e São Petersburgo

(+) Visto para a Rússia

Leave a Reply