Onde e o que comer? | Dicas de restaurantes e cafés em São Petersburgo

Uma das melhores experiências de viagem é sempre aquela que nos permite experimentar as iguarias típicas da região e a Rússia não é excepção em termos de clichês alimentares. Claro que antes da partida já estava mais do que decidido que não poderíamos regressar sem ter provado strogonoff, vodka e caviar.

Mas a Rússia não é apenas isso e comemos bem (e a preços simpáticos) todos os dias. Se em Moscovo estivemos apenas um dia e com a agenda tão cheia que acabamos no MacDonalds e sem nada para contar, já em São Petersburgo houve tempo para pesquisar restaurantes e cafezinhos e trazer-vos uma seleção simpática de locais onde podem comer.

  • Café Literário (Nevsky 18)
    Jantamos aqui logo na primeira noite e fomos atrás do famoso Strogonoff. Estava bom mas o estilo gourmet chique não me deixou lá muito enfartada, outra dose tinha marchado bem. Para compensar atacamos as sobremesas a acompanhar um copinho de vodka.
    O ponto alto do restaurante é a decoração e a história, consta que paravam por lá muitos dos famosos escritores russos como Pushkin e Dostoievsky. Valeu pela experiência e apesar de tudo não foi muito caro para padrões europeus. Entre 15 a 20 euros.

  • Restaurante Dachniki (Nevsky 20)
    Jantamos aqui na segunda noite e voltava lá já a seguir. Vimos a referência no guia como sendo de comida tradicional russa e encontramos por lá muitas comidas famosas, só não embarquei de novo no strogonoff porque tinha sido o menu do dia anterior, mas pedimos uma série de coisas famosas para partilhar, como os famosos gnocchi pelmeni, a sopa vermelha borscht, o frango à kiev e claro… crepes de caviar.
    Para ajudar à festa o espaço era super simpático e acolhedor e o preço final foi bastante agradável. Entre 10 a 15 euros.

  • CoffeeShop Company 
    Esta cadeia à espécie de Starbucks russo tem várias filiais espalhadas pela cidade e pode ser uma boa opção para um lanche ou pequeno-almoço rápido. Comemos lá no dia em que chegamos, saídos do comboio e enquanto esperávamos para ir largar as malas ao apartamento e comi lá a melhor fatia de bolo Napoleon (à espécie de mil folhas) de que me lembro.

  • MarketPlace
    Outra cadeia com várias filiais espalhadas pela cidade, testamos duas delas para almoçar nos dois dias que passamos por lá, portanto já podem perceber que foi aposta ganha. Tem imensas opções de comidinhas com ar saudável, algumas já cozinhadas outras a fazer na nossa frente, sumos, frutas, bolos e sopinhas. Provei uma pasta, uma carne, opções de sopa, de frutas, estava tudo bem bom. O ambiente era super interessante, com um ar meio industrial meio natureza, e os preços ótimos. Entre 5 e 10 euros.

  • Abrikosov (Nevsky 40 – 42)
    Esta confeitaria, café, restaurante, no centro da avenida Nevsky tem já muitos anos e faz parte da história da cidade. Resolvemos ir até lá ao fim da tarde do segundo dia de passeio depois de gastar muita sola de sapato e fizemos um lanchinho mesmo bom e simpático. É famoso pelo chocolate quente, mas eu fui mesmo num café com leite.

Já estão com água na boca?

(+) Roteiro Capitais Russas

(+) Viagem de comboio noturno entre Moscovo e São Petersburgo

Leave a Reply