Do Minho ao Atlântico | #EuFicoEmPortugal

Este será um post difícil de escrever. Diz que Santos da casa não fazem milagres e que não é fácil advogar em causa própria… e esta é a minha casa. Sinto-me a maior das privilegiadas por viver aqui e isto poderia ser uma carta de amor, mas vou tentar sair um pouco da ótica de quem cá vive e lançar um olhar para quem nos visita. Não é fácil caminhar nos sapatos de outros… Mas chega de provérbios e lamechices e vamos lá.

Inserido na iniciativa #EuFicoEmPortugal da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, decidi contribuir com a divulgação dos concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira, no cantinho noroeste de Portugal – encaixados entre o Rio Minho (e a fronteira com Espanha) e o Oceano Atlântico.
Contei ainda com a colaboração da Raquel e do Tiago, do 365diasnomundo, que vieram passar um fim-de-semana por cá, e conhecer o melhor que a região tem para oferecer.

Tradicionalmente associada ao turismo interno, a costa atlântica do Alto-Minho sempre recebeu turistas de temporada que ano após ano deixavam os concelhos adjacentes e se mudavam para junto ao mar no mês de Agosto. Criavam-se amizades, relações duradouras e quase familiares e durante aquelas semanas de estio a população das vilas litorais triplicava com quem já nos conhecia tão bem, quase como nós próprios. O foco era a praia.
Nos últimos anos, com o boom mundial do turismo, ninguém escapou e começaram a surgir outras pessoas e outros interesses. A aposta em atividades de natureza mais sustentáveis ganhou força, chegou o turismo externo, o caminho de Santiago trouxe de passagem peregrinos nunca antes imaginados, começaram a surgir os famosos Airbnbs e os que nos visitam são cada vez mais e chegam de cada vez mais longe.

Fica então um conjunto de sugestões sobre o que ver e fazer na região. Espero que gostem!

Ecovia do Litoral Norte
A Ecovia do Litoral Norte une a zona de Ramalha em Esposende a Vilar de Mouros, em Caminha, numa extensão de mais de 70 km. Durante os dias que passei a explorar a região fiz alguns troços entre a Praia Norte (Viana) e Montedor (Carreço), entre o Forte do Cão (Gelfa) e a Foz do Rio Âncora (Vila Praia de Âncora) e entre o Forte da Lagarteira (Vila Praia de Âncora) e a Foz do Minho (Caminha).
Num dia de céu azul e sol brilhante estes percursos são maravilhosos, já que contam com o verde dos campos e da montanha e o azul do mar mesmo ao vosso lado. Uma alternativa a um dia de praia clássico mas que pode contar com vários mergulhos pelo caminho, já que atravessa todas as praias mais importantes da região.

Serra de Arga
É possível realizar várias atividades e passeios na Serra d’Arga. Há uma série de trilhos demarcados que percorrem algumas das zonas naturais mais emblemáticas e as aldeias da serra. É possível visitar os moinhos de água na Montaria ou desfrutar das vistas para o vale (até ao mar) a caminho da capela da Senhora do Minho. Pelo caminho há campos de pastoreio e pastagens de vacas ou de garranos.
Com nascente na Serra d’Arga e Foz em Vila Praia de Âncora, o rio Âncora oferece ao longo do seu curso muitos locais de acesso à água para banhos ou atividades aquáticas. Um dos locais mais embelemático é a Cascata do Pincho, ideal para passar meio dia tranquilo a sol e a banhos rodeado pelo verde da serra.

“A Serra d’Arga constitui uma das áreas mais emblemáticas do Alto Minho, não só pela vastidão das paisagens agrestes do seu topo, mas também pela singularidade dos seus valores naturais. Nos pontos mais altos da serra, dominados por imponentes maciços graníticos, existem áreas naturais de pastagem de rara beleza onde ocorrem diversos tipos de matos numa matriz de pastagens com uma diversidade florística notável. Nestes matos e prados alimentam-se cabras, vacas e garranos, coexistindo no mesmo ecossistema do lobo, que tem aqui uma das populações mais próximas do litoral. Perto das pitorescas aldeias que se desenvolvem na transição para o xisto, existem campos de cultivo, lameiros e bosques naturais, atravessados por diversas linhas de água. Outrora, estes rios e ribeiros forneciam a energia aos moinhos, que ainda se podem observar, e onde se fazia a moagem dos cereais cultivados nos campos.” Serradarga.pt

Miradouros sobre o Rio Minho
Há quantos anos eu não vinha até aqui. Há imensos miradouros entre Caminha e Valença de onde podem ter as melhores vistas sobre o Rio Minho, as suas ilhas, a foz, e do outro lado Espanha. Mas os mais conhecidos talvez, são os que ficam em Vila Nova de Cerveira, seja o Miradouro do Cervo – pelo Cervo gigante que encontram lá, símbolo do concelho – ou o Miradouro do Espírito Santo, famoso pelas fotos enquadradas na ruína de uma antiga igreja da qual já só sobra a porta.
A paisagem é semelhante em ambos os locais mas não cansa, por mais vezes que a contemplem.

Vilas históricas
Ambas sede do seu concelho, Caminha e Vila Nova de Cerveira conservam um centro histórico bem preservado que merece a visita.
Têm em comum a sua proximidade ao rio Minho, parte da antiga muralha bem conservada e uma praça central rodeada de edifícios antigos e bem restaurados com inúmeras esplanadas.
Sugiro que explorem o interior do castelo e as ruas adjacentes, bem como a Igreja Matriz e o Aqua Museu – em Vila Nova de Cerveira. E que não percam a vista para a Foz do Minho, a partir da muralha, conheçam a Igreja Matriz e subam à torre do relógio no centro histórico de Caminha.
(+) Caminha

Vila Praia de Âncora
(ou a melhor praia do mundo!)
Claro que esta não poderia ser avaliação mais parcial, but who cares?
Para mim é o paraíso em forma de sal e mar. É conhecida como a praia das crianças, pela segurança que apresenta para as famílias – extenso areal, rio sossegado, mar pouco agitado e atividades lúdicas e aquáticas para toda a família.

Outros locais de interesse em Vila Praia de Âncora:
Dólmen da Barrosa: monumento megalítico erigido por volta do século XXX ac. Este género de construção tumular coletiva constitui um vestígio do período Neolítico e apresenta um ótimo estado de conservação. Está inserido num espaço verde com acesso público livre, ideal para fazer um piquenique.
Monte do Cálvario: Facilmente podem ver a partir do centro da vila, uma grande cruz luminosa no topo do monte próximo. No local vão encontrar uma escadaria de calvário (do início do século XX), a gruta de Nossa Senhora de Lurdes e a Capela de São Salvador do Mundo, bem como um parque infantil e zona de piquenique e churrascos. Mas o maior atrativo é mesmo o miradouro – onde podem chegar de carro sem enfrentar a escadaria do calvário – de onde terão uma magnífica vista sobre todo o vale do Âncora até ao Atlântico.

Gastronomia
Imagem de marca do Alto-Minho. A região é sinónimo de comer bem, muito bem. Mais uma vez é difícil escapar à parcialidade e escrever com isenção, mas atrevo-me a dizer que não conheço local no mundo para comer (mais e) melhor.
A proximidade ao mar e ao rio traz os peixes e os mariscos mais frescos até à nossa mesa e os pratos tradicionais de carne e enchidos completam o cenário perfeito. Tudo isto acompanhado com um copo fresco de verde branco ou tinto. É um cenário de verão perfeito.

Onde ficar alojado?
As opções são muitas e das mais variadas, há imensos apartamentos de temporada para serem alugados a particulares, principalmente em Vila Praia de Âncora. No entanto, nos últimos anos as opções diversificaram-se e numa pesquisa rápida pelo Booking.com podem encontrar uma série de opções mais. Desde hostels a Turismo Rural, passando por hotéis mais tradicionais. Deixo uma série de links com sugestões extremamente bem localizadas e para todas as carteiras.

Vila Praia de Âncora
(+) Hotel Meira ****
(+) Apartamentos Vila Praia
(+) Guest House d’Avenida

Caminha
(+) Hotel Portas do Sol ****
(+) Wine Boutique & Design Hotel

Planeia a tua viagem!

Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!
- Faz as tuas reservas de alojamento em Booking.com
- Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
- Faz o teu Seguro de Viagem antes de partir, oferecemos 5% de deconto através da IATI Seguros


Qualquer dúvida, manda-me um e-mail e posso ajudar no que precisares.
*Esta publicação contém links afiliados

Leave a Reply