Um fim-de-semana em Léon.

Há muito tempo que o Parque de Las Médulas havia entrado no meu radar, e apesar da viagem ser curta, a oportunidade foi sendo adiada indefenidamente. Até que no início deste Verão, com o regresso em força dos planos entre amigos, foi a opção escolhida para um fim-de-semana em Léon. Para além do Parque Las Médulas, ainda foi possível juntar uma visita a Ponferrada e a Astorga, duas cidades na região, que surpreenderam pela positiva.

Parque Nacional Las Médulas

Há três atividades principais que não devem perder em visita ao parque. A primeira delas é fazer um dos trilhos que circundam estas formações rochosas de cor ocre, vão passear por entre elas, e conhecer um pouco do parque. Há trilhos de diferentes extensões e o mais curto é bastante simples. O início dos trilhos é na aldeia junto ao Centro de Receção e Visitantes, comecem por aqui.
Depois disso podem pegar no carro e conduzir até ao Mirador de Orellán, aqui vão ter a melhor panorâmica para o vale (foto de capa do post), tenham em atenção o horário, ao fim da tarde no pico do Verão, a vista continua maravilhosa, mas o sol está mesmo de frente, o que não facilita para fotografar. Mesmo aqui ao lado fica a entrada para La Cuevona, o bilhete custa três euros, vai servos fornecido um capacete de mineiro e vão ter a chance de percorrer um dos túneis do interior desta formações até a uma das suas “varandas” mais famosas. Vale a pena o passeio.

Ponferrada

Esta sim foi a surpresa da viagem. Não sei exatamente porquê mas a minha cabeça formou uma imagem de Ponferrada como sendo uma terra sem grande, cinzentona e super industrial. Não sei onde nasceu esta ideia, mas estava totalmente equivocada. Ponferrada é uma simpática cidade com um centro histórico medieval e uma fortaleza super bem conservada. Tivemos a sorte de passar por lá durante um evento na cidade, que estava vestida a rigor, com templários a passear pelo castelo e tudo. Para além disso comemos bastante bem, mesmo tendo sido uma luta conseguir uma mesa, já que a cidade estava cheia de gente. Patatas bravas, uma tábua de embutidos e um Pulpo à Feria, dificil pedir melhor. Gostei bastante e vale a pena parar por lá se estiverem um fim-de-semana em Léon.

Astorga

Ao contrário de Ponferrada, tinha uma imagem super interessante da cidade de Astorga, dos livros e das aulas de história, a cidade era no meu imaginário local de grandes tratados, eventos reais e tradição na Península Ibérica. São ideias não muito descabidas (desta vez), já que a cidade foi ponto importante no noroeste da península durante a época medieval e de surgimento de Portugal como país independente. Ainda hoje faz parte do Caminho de Santiago (Vía da Plata). Um dos ícones mais relevantes da cidade e que espelha mesmo isso é a sua imponente Catedral.
Mais recentemente, datado do início do séc. XX, surgiu o Palácio Episcopal de Astorga. O edifício desenhado por Antoní Gaudi, o famoso arquiteto modernista catalão, e divide agora os holofotes da cidade. O interior deste palácio neogótico funciona hoje em dia como Museu e pode ser visitado o seu interior.
Não tivemos muita sorte com a visita à cidade, já que o tempo não ajudou muito e choveu a cântaros, pouco depois das fotos de céu azul que vêem abaixo, mas a boa impressão ficou presente. Mais detalhes para planearem a vossa visita, aqui.

Outros locais a visitar nas redondezas:

(+) Meandro del Melero | Espanha

(+) Rio de Onor | Bragança | Portugal

Planeia a tua viagem!

Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!

- Faz as tuas reservas de alojamento em Booking.com
- Faz as tuas reservas de automóveis em DiscoverCars

- Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
- Faz o teu Seguro de Viagem antes de partir, oferecemos 5% de deconto através da IATI Seguros


Qualquer dúvida, manda-me um e-mail e posso ajudar no que precisares.
*Esta publicação contém links afiliados

Leave a Reply