Ta Prohm | Angkor

Para além do templo principal, Angkor Wat, o complexo arqueológico de Angkor tem centenas de outros espalhados por vários quilómetros quadrados nas imediações de Siem Reap. Claro que a grande maioria não é muito visitada a não ser por nerds da arqueologia, mas há uns quatro ou cinco templos principais que, por um motivo ou por outro, todos os turistas procuram, e um deles é o Ta Prohm.

Talvez só pelo nome não vos diga coisa nenhuma, mas estou certa de que Tomb Raider já faz soar alguma campainha. Pois é, este é o famoso templo que foi totalmente tomado pela floresta, onde ainda hoje se vem os vestígios das árvores centenárias que se misturam com as paredes de pedra e que serviu de cenário às aventuras da Lara Croft.

Este conjunto de edifícios, construído pelo imperador khmer Jayavarman VII, durante os séculos XII e XIII, albergou um templo budista bem como uma universidade, foi abandonado após a queda do império no século XV e enquanto que, no início do século XX, começaram os processos de restauração de vários outros templos de Angkor, foi decidido que Ta Prohm manteria a ligação à natureza. Apenas algumas intervenções, para manter a segurança do local e permitir as visitas tem sido realizadas nos últimos anos.

É impressionante a dimensão de algumas árvores que crescem no seu interior, as raízes que envolvem a pedra dão um ar meio sinistro ao local, mesmo digno de filme, vale a pena lá ir.

Ler mais sobre a região de Siem Reap e Angkor:

(+) Nascer do sol em Angkor Wat

(+) Siem Reap, a base para explorar o complexo arqueológico de Angkor

(+) Saem Siem Reap Hotel | Dica de alojamento

Leave a Reply