Mogarraz | Los pueblos más bonitos de España

Mogarraz foi uma das aldeias que escolhemos visitar no passeio pela Sierra de Francia, bem menos turística e movimentada que a vizinha La Alberca, foi uma surpresa tão ou mais agradável e um pequeno museu de retratos a céu aberto.

É impossível caminhar por Mogarraz e ficar indiferente às caras que olham para nós afixadas nas paredes exteriores do casario que se estende um conjunto de ruas estreitas e bem conservadas, com o seu ar medieval.
Já íamos preparados para aquelas pessoas que nos observam, mas é ainda mais impressionante ao vivo e na verdade não estávamos certos de quem eram, mortos ou vivos, os donos das casas ou outras personagens da aldeia.

Mas os detalhes da história acabamos por descobrir por lá. Os rostos que vêm nas fachadas de algumas das casas de Mogarraz pertencem aos habitantes à data de uma produção artística Retrata2/388 realizada na cidade. O pintor Florencio Maíllo fez pinturas em chapa, a partir de retratos dos habitantes maiores de idade da aldeia que haviam sido fotografados por Alejandro Martín Criado, para a elaboração de cartões de identificação no ano de 1967. As obras resultantes do projeto estão até hoje nas paredes de Mogarraz. E portanto, se algumas das figuras que hoje vemos já morreram, outras ainda estão vivas e nunca saíram de Mogarraz,. Uma ideia original, no mínimo, e que faz valer o desvio, só pela excentricidade.

O resto justifica-se pela graça da aldeia e pela simpatia dos seus habitantes, encantados por nos receber.

(+) Roteiro completo pela Extramadura e região de Salamanca

Outros passeios na Sierra de Francia, na fronteira entre a Extremadura e Castilla y Léon aqui:

(+) Meandro del Melero

(+) La Alberca

Planeia a tua viagem!

Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!

  • Reservas de alojamento em Booking.com
  • Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
  • Pede já o teu cartão de crédito Revolut sem custos, e fica isento de taxas e comissões em pagamentos e levantamentos de dinheiro noutras moedas

Qualquer dúvida, manda-me um mail e posso ajudar no que precisares.

*Esta publicação contém links afiliados

Leave a Reply