Escapadinhas de Inverno

O ano ainda mal começou e os vossos planos de viagem já deviam estar a mil, certo? Os meus estão. Ainda nada muito certo, mas chegamos lá. Uma das ideias que continua por cá – desde o ano passado – e que não consegui concretizar é voltar às pistas de esqui. Quando era uma jovem teenager esquiei durante alguns anos aqui na Galiza e apesar de não ser a pessoa mais radical deste mundo já tenho vontade de voltar a passar um dia acima e abaixo na montanha.
Vai daí lembrei-me de vos dar algumas sugestões de Escapadinhas de Inverno perfeitas, onde podem descer montanhas (e não só) por essa Europa fora. Aproveitem o mês de Fevereiro, é sempre uma das melhores apostas.


Pirinéus e Andorra

Um destino clássico para desportos de Inverno. Estive há uns anos (muitos!) em Astún, em pleno Inverno, com o objetivo de esquiar e a neve ao segundo dia foi tanta que as pistas encerraram e acabamos a ter que vir embora sem a oportunidade de testar os esquis.
Mais recentemente tive oportunidade de estar noutra zona dos Pirinéus, em Andorra. Apesar de ter sido completamente fora de época de neve, deu para perceber facilmente que o Principado gira em volta das atividades de Inverno e as condições são ótimas para aproveitar a neve em pleno. Aqui ainda têm o bónus termal. Há uma série de spas e banhos termais à disposição na região, um bocadinho de jacuzzi a olhar para as montanhas nevadas depois de um dia cansativo montanhas abaixo e acima… – não estou a ver cenário melhor.

(+) Várias opções de ski em Andorra com a Esquiades.com


Suiça – Liechtenstein

A Suiça é mais conhecida pelo resorts de Inverno de luxo na região dos Alpes. Mas aqui há pouco tempo, estive em época de natal na região de Zurique, e num passeio até ao Liechtenstein, deu para perceber que há várias opções de estâncias de Inverno por lá, mais longe do turismo de massas, portanto uma boa aposta também. De caminho ainda têm a oportunidade de conhecer a cidade e este micro-país encaixado nas montanhas.

(+) Um dia no Liechtenstein

(+) Natal em Zurique


Polónia – Zakopane

Estive no Sul da Polónia em época de neve há muitos, muitos anos. Na altura tive a oportunidade de passar 15 dias na região e entre outros passeios fomos até às estâncias de Inverno de Zakopane. Na altura não tive oportunidade de esquiar, houve tempo apenas para fazer sku, mas as condições de acesso às pistas pareceram bem boas.
Esta viagem tem ainda a enorme vantagem de poderem conciliar com outras atividades e passeios. Sem dúvida que devem tirar uns dias para conhecer a cidade de Cracóvia e visitar o antigo campo de concentração de Auschwitz.

(+) Cracóvia

(+) Visita ao Campo de Concentração de Auschwitz


Rússia – São Petersburgo

Ok, este não é de todo um destino para esquiar. Mas é difícil associar a Rússia a outra coisa que não ao frio e ao gelo. E não podia deixar de lado esta sugestão porque ir a São Petersburgo, na Páscoa de 2018, e ter a oportunidade de caminhar em cima do rio Neva gelado, foi uma experiência inacreditável.
Adorei, e recomendo muito que enfrentem o frio e vão até lá. Não se vão arrepender.

(+) Roteiro de 1 ou 2 dias em São Petersburgo


Galiza – Manzaneda

Este foi o único destino de todos os aqui apresentados em que eu verdadeiramente esquiei, muitas vezes, para compensar. Aqui as opções para além do esqui não são muitas, para não dizer nenhumas. Mas está muuuuito convenientemente localizado para ir em apenas um fim-de-semana a partir do Norte de Portugal. Daí a nossa escolha recair sempre pelo mesmo local.
Tem uma pista verde e outra azul mesmo na saída da estação alta do teleférico principal, o que é ótimo para quem quer iniciar-se nestas andanças. Apesar de ter muito menos infraestruturas do que todas as outras estâncias famosinhas da Europa, disponibiliza todo o básico e necessário. Podem alugar por lá todo o material necessário ou comprar aulas para diferentes níveis de aprendizagem. Tem forfaits por diferentes períodos para o teleférico e puxa-rabos. É uma ótima opção para “verem que tal” sem gastar uma fortuna.


Picos da Europa

Por último, outra opção a uma distância conveniente são os Picos da Europa. Esta região junto ao mar no Norte de Espanha é de uma beleza ímpar ao longo de todo o ano, mas no Inverno podemos trocar o verde e o azul das montanhas e lagos pelo branco da neve e do gelo, em algumas das estâncias mais famosas como San Isidro e Fuentes de Invierno.
Para além das capitais da região, Oviedo e Santander, vale a pena aproveitarem a viagem para conhecer as pequenas localidades de Cangas de Onís, Potes e Santillana del Mar – as minhas favoritas.

(+) Roteiro nos Picos da Europa

(+) Outras opções de esqui pela Europa com a Esquiades.com

Planeia a tua viagem!

Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!
- Faz as tuas reservas de alojamento em Booking.com
- Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
- Pede já o teu cartão Revolut sem custos, e fica isento de taxas e comissões em pagamentos e levantamentos de dinheiros noutras moedas
- Faz o teu Seguro de Viagem antes de partir, oferecemos 5% de deconto através da IATI Seguros


Qualquer dúvida, manda-me um e-mail e posso ajudar no que precisares.
*Esta publicação contém links afiliados

Leave a Reply