No início do ano surgiu finalmente a oportunidade de viajar com a Emirates numa escala longa pelo Dubai, que me levaria no final até à Ásia. Ir propositadamente a este emirado nunca tinha estado em cima da mesa porque a hipótese de uma escapadinha entre voos é bastante comum. Finalmente surgiu a oportunidade. Deixo-vos o meu roteiro de 1 dia no Dubai, que na verdade foram cerca de 20h.
07h00 – Cheguei de manhã bem cedo à cidade. O aeroporto não fica muito longe do centro, seja o centro o que for, e está muito bem servido de transportes públicos (passe para 1 dia custou cerca de 12h). No entanto antes de chegarem à cidade o caminho ainda é longo, o aeroporto é enorme e têm de passar por todos os procedimentos de fronteira. O objetivo era apanhar o metro, novíssimo e a sair do próprio terminal, até ao centro da cidade.
10h30 – Apanhei o metro e saí naquela que era a estação marcada “Gold Souk” como mais perto do mercado do ouro. Os souks do Dubai, no centro histórico da cidade são famosos, seja pelas suas especiarias ou quinquilharias no geral, mas o de ouro é verdadeiramente impressionante. Dar com a entrada dos souks não foi assim tão simples e sugiro que escolham antes a saída de metro “Al Ras”, junto ao canal. É muito mais óbvio o caminho.





11h30 – Depois de um passeio e imensas fotos pelos souks, hora de atravessar o canal nos barcos tradicionais. A travessia custa apena 1 AED mas tenham em consideração que não podem pagar de outra maneira que não em dinheiro. Não tinha levantado dinheiro por apenas um dia e tive de contar com a boa vontade de um passageiro local que pagou o meu bilhete. Uma vez do outro lado vão encontrar um Dubai que eu não esperava. Uma cidade claramente do deserto, com as suas construções ainda em adobe, uma calma e uma paz que contrastam com a imagem da cidade. Visitei aqui a mesquita e aproveitei para parar num dos restaurantes referenciados da zona para um pequeno-almoço tradicional.





13h30 – Hora de ir até à outra extremidade da cidade, outro polo central, a vários quilómetros de distância, a marina do Dubai. O metro é quase sempre à superficíe e é uma boa forma de fazer algum sightseeing sem gastar uma fortuna. Pelo caminho deu para ver a Dubai Frame, o Burj Khalifa e o Burj al-Arab.



14h30 – Cerca de uma hora depois estava a passear junto aos canais da Marina do Dubai. Esta é uma boa opção com ótima relação qualidade-preço para alojamento ou para alimentação. Com imensas opções disponíveis, uma comunidade internacional considerável e acesso à praia.
15h30 – Dois voos noturnos de uma assentada depois de uma viagem que tinha começado no México e estava pronta para descansar. Fiz check-in num hostel na zona da Marina do Dubai para ter uma cama onde dormir uma sesta.
18h00 – Hora escolhida para apanhar novamente o metro até ao Burj Khalifa. O objetivo era assistir ao espetáculo de luzes que se repete a cada ao ao fim do dia, e explorar o luxo e a grandiosidade da zona e do Dubai Mall. A caminhada entre a estação de metro e o lago em frente à torre é longa mas não tem muito que enganar, sigam a multidão, o caminho final dentro do centro comercial tem mais opções mas existem indicações. Pelo caminho decidi parar para visitar o Sky Views Observatory, há imensas opções de vistas áreas na cidade não fossem os seus arranha-céus, depois de explorar um pouco as opções decidi-me por este recente miradouro onde a vista sobre o Burj Khalifa é o destaque e que ficou famoso pelo seu “escorrega” em vidro que desce dois antes e que termina na plataforma que veem na primeira foto – não testei a descida, a fila tinha cerca de 30 minutos de espera.



20h00 – Espetáculo de Luzes nos jardins do Burj Khalifa



20h30 – Jantei um quebab “tradicional” no centro comercial antes de voltar novamente à minha cama no hostel na zona da marina. Mais umas horinhas de sono antes da proxima viagem noturna até à Malásia.


01h30 – Táxi de regresso ao aeroporto, cerca de 30 minutos de viagem, cerca de 20 euros. Achei um preço simpático para a hora da manhã em que já não existem transportes públicos e mesmo a tempo de voltar a cruzar todos os procedimentos de fronteira e aguardar pelo meu voo.
Um dia, algumas horas, nunca são o tempo suficiente para conhecer uma cidade, mas muitas vezes são uma ótima opção entre voos. Deixo-vos aqui algumas sugestões de cidades apelativas pata um stop-overs para além de 1 dia no dubai.
Planeia a tua viagem!
Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!- Faz as tuas reservas de alojamento em Booking.com
- Faz as tuas reservas de automóveis em DiscoverCars
- Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
- Faz o teu Seguro de Viagem antes de partir, oferecemos 5% de desconto através da IATI Seguros
- Marca a tua consulta do viajante, e consegue um pequeno desconto, através da Consulta do Viajante Online
- Compra o teu e-sim (cartão de dados móveis virtual) para teres acesso ilimitado à internet, com a Holafly ou a World-eSim (ambas testadas e aprovadas).Qualquer dúvida, manda-me um e-mail e posso ajudar no que precisares.
*Esta publicação contém links afiliados
Obrigada pelas indicações!!!
De nada 🙂