Ainda estou na ressaca do regresso de férias, e a vontade de fazer alguma coisa é pouca ou nenhuma mas vamos lá tentar passar para o papel o que andei a fazer por Malta, na última semana. A verdade é que fui na segunda e regressei na sexta, mas os voos Porto – Malta são à segunda à noite e na sexta apesar do voo ser à tarde, aproveitei para dar mais um mergulho, curtir o sol e fazer umas comprinhas, pelo que visitas não houve. Sobram os dias do meio, três dias intensos de passeios que permitiram conhecer um pouco do que as ilhas do arquipélago têm de melhor, entre beleza natural e património. Deixo-vos com os detalhes desse roteiro de 3 dias em Malta.
Dia 0 – Chegada a Malta ao fim do dia. Transfer e alojamento
(+) Dica de Alojamento – Sliema Marina Hotel
Dia 1 – Acordei o mais cedo que consegui e apanhei o autocarro rumo ao sul da ilha, até à encantadora vila piscatória de Marsaxlokk. De lá, segui num táxi aquático até à icónica Piscina de São Pedro, onde tive o meu primeiro mergulho nas maravilhosas águas mediterrâneas de Malta.
De regresso a Marsaxlokk, aproveitei para explorar a marina e admirar os tradicionais barcos Luzzu, com os seus olhos pintados na proa. Almocei um polvo ao alho absolutamente divinal — daqueles pratos que ficam na memória.
Depois de almoço, segui viagem até à última paragem do dia: a antiga capital do país, Mdina. A cidade muralhada revelou-se ainda mais mágica ao entardecer, com as suas ruelas silenciosas banhadas pela luz dourada do fim do dia. Uma escolha perfeita para terminar o dia.
(+) Mdina, a antiga capital maltesa
(+) Outra combinação muito popular visitar a gruta azul e Marsaxlokk no mesmo dia, opções aqui.
Dia 2 – Dia reservado à descoberta das outras ilhas: Comino e Gozo. Madruguei a sério para estar no porto de Cirkewwa antes das 08:30. O ferry para Comino partiu cedo e, antes das nove, já estávamos a pisar a pequena ilha, com o paraíso à nossa espera — e quase só para nós.
As águas mais turquesa que já vi deixaram-me rendida. Fiquei quase uma hora de molho, sem pressas. Mas o dia ainda prometia, e antes que os turistas mais tardios chegassem, já eu estava de volta ao ferry, desta vez rumo a Gozo.
A primeira paragem foi na costa oeste, onde ainda se pode ver o que resta da antiga Janela Azul. Depois, segui para a capital da ilha, Vittoriosa, onde explorei o centro histórico e a sua imponente citadela, antes de regressar a Malta ao final do dia.
(+) Blue Lagoon, azul turquesa em Malta
(+) Opção de tour a Gozo e Comino a partir de Sliema/Valetta
Dia 3 – Finalmente, o dia dedicado à capital, Valletta, e aos seus arredores. Comecei pelo centro histórico, com as suas ruas estreitas e inclinadas, varandas coloridas suspensas e igrejas a espreitar em cada esquina. Valletta foi uma surpresa encantadora.
Há imensos pontos de interesse, e as vistas para os portos e marinas que a rodeiam são de cortar a respiração. À tarde, fiz um passeio de barco até às Três Cidades (mais precisamente até à Birgu) e regressei a Sliema, com uma das vistas mais emblemáticas da cidade como pano de fundo.
(+) Opção de passeio de barco ao redor de Valetta e seus portos
Dia 4 – Uma manhã tranquila, sem grandes planos. Aproveitei para dar os últimos mergulhos num dos acessos ao mar junto ao hotel em Sliema, fiz algumas compras e arrumei a mala. O voo da tarde levou-me de regresso a casa.
Em breve, prometo partilhar todas as dicas de sobrevivência em Malta, muitas fotografias e posts detalhados sobre tudo o que visitei. Me aguardem! Na fotografia de capa, euzinha, estupefacta com a beleza surreal das águas da Lagoa Azul em Comino.
Podem consultar outras opções de roteiro, com sugestões de mais dias de viagem no blog Tuga Viajante 🙂
Planeia a tua viagem!
Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!- Faz as tuas reservas de alojamento em Booking.com
- Faz as tuas reservas de automóveis em DiscoverCars
- Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
- Faz o teu Seguro de Viagem antes de partir, oferecemos 5% de desconto através da IATI Seguros
- Marca a tua consulta do viajante, e consegue um pequeno desconto, através da Consulta do Viajante Online
- Compra o teu e-sim (cartão de dados móveis virtual) para teres acesso ilimitado à internet, com a Holafly ou a World-eSim (ambas testadas e aprovadas).Qualquer dúvida, manda-me um e-mail e posso ajudar no que precisares.
*Esta publicação contém links afiliados

