Roteiro de 1 dia pelo centro de Moscovo

Eu sei que estou a dever este post há milénios, não tarda está a cumprir um ano que fui até à Rússia e no meio de tanto post acabei por não fazer o roteiro de Moscovo. A cidade foi uma surpresa incrível – as expectativas não iam muito altas, porque a mensagem passada é que Moscovo é a Praça Vermelha e é só mas a verdade é que mesmo que assim fosse, a Praça Vermelha é tão impressionante que vale a visita por si só. E para além disso ainda há mais umas coisinhas interessantes. Portanto vamos lá ao roteiro:

moscovo russia

Eu não dormi nenhum dia na cidade, o tempo era curto e optámos por ficar em São Petersburgo, mas no meio de aviões e comboios acabámos por ter um dia completo na cidade.
Aterramos de madrugada, vindos de Lisboa e só apanhámos o comboio noturno para São Petersburgo depois do jantar – sobraram cerca de 14h úteis na cidade.

Os principais pontos de atração na cidade são todos em redor da Praça Vermelha, totalmente walking distance. Pelo que não é difícil organizarem um roteiro, mas convém levá-lo em mente, já que pedir ajuda na rua é sempre uma aventura!
Mas nada que eu e o google maps não ajudemos a solucionar!

Este foi mais ou menos o percurso que nós fizemos, com a diferença de que estivemos três vezes na Praça Vermelha, de manhã cedo, à hora de almoço e ao final da tarde – para garantir que havia fotografias com todo o tipo de luz que possam imaginar – e teria por lá passado o dia inteiro se estivesse com tempo de sobra.

(+) Praça Vermelha, Moscovo

Portanto sugiro que comecem o dia perto da prça Vermelha, aproveitem para conhecer as imediações e passar pelo famoso Teatro Bolshoi. Depois da primeira imagem da praça, tratem de ir até à entrada do Kremlin e garantir os bilhetes de entrada. Às vezes as filas não são pequenas e há horas pré-determinadas para visitar alguns dos museus, já que isso pode condicionar o resto do dia tratem de assegurar essa parte.

(+) Kremlin de Moscovo

moscovo russia

Deixando para trás esta parte da cidade – nunca fica para trás, podem lá voltar as vezes que for – caminhem em direção ao rio até até à Catedral de Cristo Salvador. Atravessem pelo menos metade de duas das pontes que vão encontrar pelo caminho, a primeira – de onde têm um ótimo ângulo para fotografias de Kremlin – e a que fica mesmo em frente à catedral. Dá para uns bons cliques.
Depois de explorada a zona junto ao rio voltem a rumar para o interior da cidade, e percam-se pelas avenidas, ruas e vielas que vão ter até à Arbat street, uma das ruas comerciais mais conhecidas da cidade.

moscovo russia arbat street

Se houver tempo para isso, podem fazer o mesmo que nós e dar um pulinho a outra zona da cidade. Escolher algum museu para visitar ou aproveitar para fazer o tour das estações de metro.

(+) Mercado e Kremlin Izmailovo | Moscovo

(+) Tour das Estações de Metro | Moscovo

Ou claro, voltar à Praça Vermelha 🙂

moscovo russia praça vermelha

2 Comments

  1. Rui Quinta

    March 7, 2019 at 5:50 pm

    Um local que me parece sempre de fantasia, tal como São Petersburgo.
    Por isso estas são dicas para guardar.
    Rui

    1. Inês

      March 8, 2019 at 8:40 am

      Se tiveres oportunidade de lá ir, não penses duas vezes. Adorei!

Leave a Reply