O ano em viagens | 2021
Não foi exatamente incrível, mas tendo em conta o contexto pandémico… nunca pior. O ano começou tarde, já que o mundo esteve fechado no início do ano com a pior vaga Covid19 na Europa. Ao longo dos meses seguintes foi possível ir viajando bastante, sem alargar muito o raio de ação mas fazendo as primeiras investidas fora de portas. Espanha é sempre uma boa opção mas houve ainda a hipótese de juntar um carimbo novo ao passaporte – a Albânia. A surpresa de 2021.
Maio
Serra da Estrela (& Piodão)
Primeira viagem do ano, a Primavera na Serra da Estrela, uma caminhada até ao Covão dos Conchos, passeios tranquilos, boa comida e muito descanso. Uma escapadela para conhecer Piodão no regresso.
Coimbra, Tentúgal e Montemor-o-Velho
Fim-de-semana para explorar a região de Coimbra. Oportunidade para finalmente visitar a biblioteca Joanina, gastar muita sola de sapato no centro histórico e visitar Tentúgal (e os seus pastéis) e Montemor-o-Velho (e o seu castelo).
(+) O que fazer na Serra da Estrela sem neve
Junho
Melgaço
Press Trip organizada pelo Município no âmbito da atividade Pegada Zero. Muitos desportos radicais, muita Natureza, muita comida e – claro! – muito Alvarinho!
Alto Alentejo
Uma estação de comboios recuperada e transformada em alojamento, em Castelo de Vide, foi a desculpa ideal para visitar o Alto Alentejo. Entre Castelo de Vide e Marvão, Alter do Chão e as caminhadas na Amieira do Tejo, foi um fim-de-semana calmo e uma boa surpresa.
(+) Pegada Zero | Melgaço | No topo Norte de Portugal
Julho
Andaluzia
Uma semana de férias inesperadas, impossível não aproveitar para sair de casa. Com o mundo de portas ainda entreabertas fiz a primeira viagem internacional pós-covid. Fui até à Andaluzia. Para rever Sevilha, Córboda e Granada. Revisitar o Alhambra. E conhecer os pequenos pueblos de Setenil de las Bodegas e Ronda.
Agosto
Lamego
Dois dias para descansar e fazer muito pouco. Visitar lugares fora dos roteiros turísticos e arrumar as ideias.
Albânia (& Corfu) (&Viena)
A primeira e única viagem de avião pós-covid, um novo carimbo no passaporte (Albânia – vale muito a pena conhecer!) e a oportunidade de conhecer uma nova ilha na Grécia, Corfu. No regresso, por entre remarcações e cancelamentos de voos, ainda a chance de voltar a uma das minhas cidades europeias favoritas, Viena.
Setembro
Alcobaça, Batalha, Tomar & Coimbra
O Turismo do centro organizou uma blogue trip pelo Lado B do Património Mundial no Centro de Portugal e a viagem levou-nos até Alcobaça, à Batalha, a Tomar e finalmente a Coimbra. Foi uma experiência gira e que possibilitou visitar e conhecer algumas atrações inusitadas e onde provavelmente nunca teria ido sozinha.
(+) O Labo B do Património no Centro de Portugal
(+) Sete coisas para ver e fazer em Tomar
Outubro
Aragón
Com base em Saragoça, e com oportunidade para explorar não só a cidade, capital da Província de Aragão, mas também um pouco dos pueblos da região. Fim-de-semana prolongado para aproveitar o feriado e arejar.
Novembro
Extremo de Portugal – Beira Baixa
Monsanto voltou às luzes da ribalta com a gravação da nova precuela da Guerra dos Tronos, a minha última visita à região já tinha sido há mais de 25 anos, portanto foi uma boa desculpa para regressar, encontrar os amigos e relaxar no fim-de-semana.
Dezembro
Porto e Douro
Com base no Porto e na companhia dos 365 dias no mundo, iniciei o desafio “Passaporte Douro” através da Comunidade Intermunicipal dou Douro. Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Mesão Frio foram os primeiros destinos.
Outras edições:
(+) O ano em viagens | 2020
(+) O ano em viagens | 2019
(+) O ano em viagens | 2018
(+) O ano em viagens |2017
(+) O ano em viagens | 2016
Planeia a tua viagem!
Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!- Faz as tuas reservas de alojamento em Booking.com
- Faz as tuas reservas de automóveis em DiscoverCars
- Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
- Faz o teu Seguro de Viagem antes de partir, oferecemos 5% de deconto através da IATI Seguros
Qualquer dúvida, manda-me um e-mail e posso ajudar no que precisares.
*Esta publicação contém links afiliados
Ruthia Portelinha
January 14, 2022 at 6:13 amO slogan de 2021 foi “o ano possível”, veremos se 2022 não lhe segue os passos. Mas fizeste passeios bem giros. Feliz Ano Novo e boas aventuras
Inês
January 17, 2022 at 2:22 pmFeliz Ano Novo e muitas aventuras africanas para vocês 🙂