Valle de la Luna y Valle de la Muerte

O primeiro passeio que fizemos, logo na tarde do primeiro dia no Atacama, foi até ao Valle de la Luna e Valle de la Muerte. É considerado um dos passeios mais simples e de ambientação à altitude uma vez que fica a poucos quilómetros de San Pedro.
É aliás dos mais fáceis de fazer por conta própria, podem lá chegar facilmente de bicicleta ou numa caminhada um pouco mais longa.
O passeio incluí três etapas principais:
– Valle de la Muerte, passeio pelos desfiladeiros e pelas cavernas formadas pelo interior da rocha pela força do vento. É bem interessante fazer a caminhada no interior da rocha mas se forem por conta própria não se aventurem muito longe sozinhos, ou então colem-se como quem não quer a coisa a um grupo que esteja a começar o percurso, é que aquilo é labiríntico (mesmo!)
Este passeio também não é óptimo para quem tem pouca mobilidade, dentro da rocha é preciso andar um pouco aninhado algumas vezes e trepar/descer algumas rochas um pouco mais complicadas, haverá sempre alguém para dar um ajuda, mas tenham isso em atenção.

– Valle de la Luna, vista panorâmica do vale e possibilidade de parar par tirar fotos com as ‘Três Marias’ formação rochosa que actualmente já só possui duas Marias porque a turistada deu cabo da terceira, já não é possível aproximarem-se muito e na famosa Piedra del Coyote, não entrem já em pânico só de olhar para a foto. É verdade que quase tive de arrastar a minha irmã até lá e quilo mete um bocado de respeito… mas é a foto obrigatória do passeio e apesar de ser muito (muito!) alto a pedra onde se sentam é bem larga e mesmo por baixo não está logo ali o precipício, só começa um pouco mais à frente, a ilusão da foto é bem pior. Se não conseguem chegar à ponta de pé, vão de gatas, mas vão, e tirem a foto que podem imprimir em poster na parede da sala!

– Pôr-do-Sol na duna de areia, é o fim do passeio, esperar aqui o pôr do Sol e acompanhar a mudança de cores do deserto, vale bem a pena!

Cuidados para este passeio:
– As temperaturas devem ser amenas, levem um lenço/chapéu para a cabeça que o Sol da tarde por vezes esquenta forte, e um casaco para vestir depois do Sol se pôr, vão sentir a quebra da temperatura de forma imediata.
– Vento e areia é um mix fatal para qualquer lente. Levem óculos de Sol e gotas para as lentes que não podem guardar no saco, os olhos! E protejam muito bem a lente da máquina fotográfica, uma das minhas objectivas já não estava lá grandes coisas antes de lá chegar e foi-se de vez nessa tarde. 

Planeia a tua viagem!

Se quiseres planear a tua viagem de forma independente, tal como eu faço, usa os links que deixo abaixo.
São parceiros de confiança, podes conseguir alguns descontos, e ajudar-me a manter o blogue. Obrigada!

- Faz as tuas reservas de alojamento em Booking.com
- Faz as tuas reservas de automóveis em DiscoverCars

- Procura o melhor tour/passeio para explorar o destino pretendido em GetYourGuide
- Faz o teu Seguro de Viagem antes de partir, oferecemos 5% de deconto através da IATI Seguros


Qualquer dúvida, manda-me um e-mail e posso ajudar no que precisares.
*Esta publicação contém links afiliados

  1. Agnes

    January 8, 2016 at 7:27 pm

    Meu. Deus. Acho que me dava um ataque ao tirar uma fotografia com aquele precipício por baixo! Mas é uma foto obrigatória, sim, está espectacular!

Leave a Reply